sábado, 28 de fevereiro de 2009

DITYATIN, Aleksandr (ex-URSS, Ginástica)

Aleksandr Dityatin, nascido a 7 de Agosto de 1957, na antiga URSS, foi um dos maiores ginastas soviéticos de sempre, tendo atingido o ponto mais alto da sua carreira nos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980, nos quais conquistou 8 medalhas, marca esta que, até 2008, nunca outro atleta havia igualado, numa única edição dos jogos.
Com efeito, Dityatin tornou-se na grande figura dos Jogos de Moscovo, ao conquistar 8 medalhas, das quais 3 de ouro, 4 de prata e uma de bronze. Só passados 28 anos, nos Jogos Olímpicos de Pequim, é que um atleta iria igualar este recorde de 8 medalhas, se bem que, desta vez, o atleta em questão, o nadador norte-americano Michael Phelps, tenha conquistado 8 medalhas de ouro!
Na edição de 1980 dos Jogos Olímpicos, Dityatin venceu o concurso geral, tanto individual como colectivamente, triunfando, ainda, no exercício de argolas. As 4 medalhas de prata foram obtidas nas paralelas, no salto de cavalo, na barra fixa e no cavalo com arções, tendo a medalha de bronze sido conquistada nos exercícios no solo.
Este ginasta soviético fez também história pelo facto de ter sido o primeiro atleta a justificar a nota máxima (dez), a qual lhe foi atribuída na prova de salto de cavalo. No entanto, Dityatin não seria o único a obter a pontuação máxima, uma vez que, ainda nesta edição dos Jogos, logo a seguir, 4 outros ginastas viriam a ser igualmente pontuados com a nota dez.
Em 1976, nos Jogos Olímpicos de Montreal, Dityatin já se tinha estreado nas medalhas, ao conquistar a medalha de prata no exercício de argolas. Curiosamente, na edição de 1976 dos Jogos Olímpicos, a grande figura da ginástica foi outro compatriota seu, Nicolai Andrianov, que viria a conquistar 7 medalhas, menos uma, porém, em relação às 8 obtidas por Dityatin, na edição seguinte dos Jogos.

Nenhum comentário: