domingo, 8 de março de 2009

DRECHSLER, Heike (ex-RDA, Atletismo)

Heike Drechsler, nascida a 16 de Dezembro de 1964, em Gera, na antiga República Democrática Alemã, foi uma das maiores atletas de todos os tempos e uma das melhores especialistas mundiais de sempre, quer na prova de salto em comprimento, quer nas provas de velocidade (100 e 200 metros).
Foi, no entanto, na especialidade de salto em comprimento, que Heike Drechsler mais se destacou e atingiu projecção mundial, tendo conquistado, nesta prova, um total de 8 medalhas de ouro em grandes competições internacionais, sagrando-se bicampeã olímpica, bicampeã mundial e tetracampeã europeia daquela especialidade.
A carreira desportiva de Drechsler pautou-se por uma grande longevidade e regularidade exibicional, tendo ao longo de mais de duas décadas, construído um fabuloso palmarés, no qual se contabiliza um total de 17 medalhas conquistadas em Campeonatos da Europa, Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos.
Em 1977, então com 13 anos, Drechsler enveredou pelo atletismo, especializando-se, desde logo, nas provas de salto em comprimento e velocidade. Ainda com 13 anos, começou por saltar uma distância de 5,69 metros. A partir daí, a progressão de Drechsler no salto em comprimento foi verdadeiramente notável, pois aos 15 anos já saltava 6,64 metros e com 17 anos ultrapassava, pela 1ª vez, a marca de 7 metros.
Aos 19 anos, ainda com idade de júnior, Drechsler alcança a sua primeira grande vitória em grandes competições internacionais, conquistando a medalha de ouro na prova de salto em comprimento, e logo na 1ª edição dos Campeonatos do Mundo de Atletismo, realizados em Helsínquia, em 1983.
A partir de 1983, e durante cerca de 17 anos, Heike Drechsler construiu uma carreira fantástica, alcançando vitórias atrás de vitórias e conquistando vários títulos e medalhas nas principais competições mundiais de atletismo. Após a queda do Muro de Berlim, em 1989, e a consequente unificação alemã, Drechsler tornou-se num símbolo e numa referência incontornável do desporto alemão e, em particular, do atletismo, constituindo um verdadeiro exemplo para os mais jovens, em termos da promoção dos valores e ideais desportivos: espírito de sacrifício, vontade de vencer e respeito pelos adversários.
Vejamos, mais em pormenor, o palmarés fabuloso desta extraordinária atleta:

1983 - Campeonato do Mundo de Atletismo de Helsínquia: medalha de ouro no salto em comprimento;
1986 - Campeonato da Europa de Atletismo de Estugarda: medalha de ouro no salto em comprimento e nos 200 metros;
1987 - Campeonato do Mundo de Atletismo de Roma: medalha de prata nos 100 metros e medalha de bronze no salto em comprimento;
1988 - Jogos Olímpicos de Seul: medalha de prata no salto em comprimento e medalha de bronze nos 100 e 200 metros;
1990 - Campeonato da Europa de Atletismo de Split: medalha de ouro no salto em comprimento e medalha de prata nos 200 metros;
1991 - Campeonato do Mundo de Atletismo de Tóquio: medalha de prata no salto em comprimento e medalha de bronze na estafeta 4x100 metros;
1992 - Jogos Olímpicos de Barcelona: medalha de ouro no salto em comprimento;
1993 - Campeonato do Mundo de Atletismo de Estugarda: medalha de ouro no salto em comprimento;
1994 - Campeonato da Europa de Atletismo de Helsínquia: medalha de ouro no salto em comprimento;
1998 - Campeonato da Europa de Atletismo de Budapeste: medalha de ouro no salto em comprimento;
2000 - Jogos Olímpicos de Sidney: medalha de ouro no salto em comprimento.

A longa carreira de Drechsler foi também afectada por várias lesões que a obrigaram a parar por longos períodos de tempo, mas graças à sua perserverança, força de vontade e espírito de conquista, regressava sempre ao mais alto nível, mesmo depois dos 30 anos. Em 1996, uma lesão no joelho direito, impediu a atleta alemã de defender o seu título do salto em comprimento nos Jogos Olímpicos de Atlanta, mas 4 anos depois, na edição seguinte dos Jogos, Drechsler recuperou o título. Com efeito, nos Jogos de Sidney, em 29 de Setembro de 2000, a poucos dias de completar 36 anos, Drechsler sagrava-se bicampeã olímpica no salto em comprimento, com a sua melhor marca do ano, 6,99 metros.
Para além das 17 medalhas conquistadas, 8 delas de ouro - todas no salto em comprimento - Drechsler bateu por 3 vezes o recorde do mundo daquela especialidade e duas vezes o recorde do mundo dos 200 metros. No salto em comprimento, as suas duas melhores marcas foram alcançadas em 1988, com 7,48 metros, e em 1992, com 7,63 metros.
Após uma carreira recheada de vitórias, títulos, medalhas e recordes, em 2004, quase a completar 40 anos, Heike Drechsler despediu-se das pistas de atletismo, ficando para a história do atletismo mundial como uma das maiores especialistas de todos os tempos de salto em comprimento.

Nenhum comentário: