sábado, 7 de fevereiro de 2009

COURT, Margaret (Austrália, Ténis)

Margaret Smith Court, nascida a 16 de Julho de 1942, em Albury, na Austrália, foi uma das maiores tenistas de todos os tempos e uma lenda do ténis feminino mundial, sendo ainda hoje a recordista de títulos do Grand Slam, com um total de 66 (!) triunfos, repartidos pelas seguintes especialidades: 26 em singulares senhoras, 20 em pares senhoras e 20 em pares mistos.
Margaret Court dominou as competições internacionais durante a década de 60 e início da década de 70, tendo-se tornado na 2ª tenista a conquistar individualmente, no mesmo ano, os 4 torneios do Grand Slam (Open da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Open dos Estados Unidos). Esta façanha ocorreu em 1970, igualando o anterior feito cometido pela tenista norte-americana Maureen Connolly, em 1953.
Para além desta proeza, Margaret Court ficou a uma vitória do Grand Slam noutras 4 ocasiões, mais concretamente, em 1962, 1965, 1969 e 1973, conquistando, nessas 4 épocas, 3 dos chamados majors.
Do total de 26 títulos singulares conquistados por Margaret Court, em torneios do Grand Slam, 11 foram obtidos no Open da Austrália, marca esta que constitui ainda hoje recorde daquele torneio. Os restantes 15 títulos distribuiram-se da seguinte forma: 5 em Roland Garros, 3 em Wimbledon e 7 no Open dos Estados Unidos.
Margaret Court foi a primeira tenista a recorrer ao trabalho de ginásio para melhorar as suas capacidades físico-atléticas. A tenista australiana era uma atleta alta, forte, com uns longos braços, impressionando pela forma destemida e eficaz como actuava junto à rede. Era também capaz de executar todos os golpes com a mesma qualidade em qualquer tipo de superfície, capacidade esta, que a transformava numa jogadora supercompleta, com a vantagem acrescida de possuir uma enorme margem de progressão, devido ao facto de disputar também, com grande regularidade, as duas variantes de pares (femininos e mistos).
Margaret Court ficou ainda associada a outro grande feito tenístico, ao disputar a mais longa final da história do torneio de Wimbledon. Tal aconteceu na edição de 1970 do famoso torneio londrino, no qual Margaret Court venceu a sua grande rival norte-americana, Billie Jean King, em dois fantásticos sets, por 14-12 e 11-9.
Durante muitos anos, Margaret Court foi a indiscutível número um mundial e, em 1973, encabeçou o primeiro ranking da WTA. A tenista australiana jogou ténis ao mais alto nível durante 15 temporadas, tendo abandonado a modalidade em 1975, então com 33 anos, sendo detentora do mais fabuloso palmarés da história do ténis feminino.

Nenhum comentário: