terça-feira, 19 de maio de 2009

FACCHETTI, Giacinto (Itália, Futebol)

Giacinto Facchetti, nascido a 18 de Julho de 1942, em Trevigliese, na Itália, foi um dos maiores futebolistas italianos de todos os tempos e um dos melhores defesas europeus das décadas de 60 e 70.
Facchetti iniciou a carreira futebolística no Trevigliese, começando por jogar na posição de avançado. Porém, quando se transferiu para o Inter de Milão, foi logo adaptado ao lugar de defesa esquerdo, por opção do técnico argentino Helenio Herrera. Facchetti era um defesa lateral bastante ofensivo e marcava golos com uma certa regularidade, como o comprova, aliás, os 60 golos que apontou no Calcio, cuja marca constitui um recorde para um defesa.
Ao serviço do Inter de Milão e da selecção italiana, Facchetti atingiu a glória e a consagração mundial. Com a camisola do Inter, clube que representou durante 17 anos, Facchetti conquistou 4 Campeonatos de Itália (1963, 1965, 1966 e 1971), uma Taça de Itália (1978), duas Taças Intercontinentais (1964 e 1965) e duas Taças dos Campeões Europeus de clubes, em 1964 e 1965, derrotando, respectivamente, o Real Madrid (3-1) e o Benfica (1-0).
Fachetti e o Inter de Milão voltariam a estar presentes, em 1967, numa 3ª final da Taça dos Campeões Europeus, agora, frente ao Celtic de Glasgow. Porém, desta vez, o Inter seria derrotado (2-1), pela equipa escocesa, no jogo da final disputado em Lisboa, no Estádio Nacional.
Facchetti é, ainda hoje, o jogador com mais partidas realizadas pelo Inter, num total de 475 jogos. Ao longo de 15 anos, mais concretamente, entre 1963 e 1977, Facchetti envergou a camisola da Squadra Azzurra em 94 ocasiões (3 golos marcados), chegando a ser o recordista de internacionalizações da selecção italiana, até ser ultrapassado, primeiro, pelo guarda-redes Dino Zoff e, muitos anos mais tarde, pelo defesa Paolo Maldini.
Ao serviço da Itália, Facchetti foi Campeão da Europa, em 1968, tendo sido eleito o melhor jogador do torneio. Nessa altura, Facchetti era já o "patrão" da defesa de uma selecção que sofria muito poucos golos, ou não fosse herdeira do célebre sistema defensivo denominado catennaccio, inventado por Helenio Herrera.
Facchetti também marcou presença em 3 edições do Campeonato do Mundo: em 1966, no "Mundial" de Inglaterra, disputou 3 jogos; em 1970, no "Mundial" do México, no qual foi vice-campeão do Mundo e capitão da Squadra Azzurra, disputou 6 jogos, já na posição de líbero; em 1974, no "Mundial" da Alemanha (ex-RFA), disputou 3 jogos. Só não participou naquele que seria o seu 4º Campeonato do Mundo, em 1978, na Argentina, porque se lesionou poucas semanas antes do início da competição.
As exibições praticadas, os títulos conquistados e a experiência adquirida ao mais alto nível, quer no Inter, quer na selecção transalpina, tornaram Facchetti, durante a década de 70, um dos melhores defesas (líberos) do futebol europeu.

Nenhum comentário: