sexta-feira, 8 de maio de 2009

EVANS, Lee (EUA, Atletismo)

Lee Evans, nascido a 25 de Fevereiro de 1947, em Madera (EUA), foi um dos maiores atletas norte-americanos de sempre de 400 metros e um dos melhores especialistas mundiais de todos os tempos na distância de uma volta à pista.
A carreira de Lee Evans fica associada à obtenção de 2 recordes históricos do atletismo, os quais tiveram, de facto, uma grande longevidade: o recorde de 400 metros, que durou quase 20 anos, e o recorde da estafeta de 4 x 400 metros, que durou ainda mais tempo, praticamente 24 anos.
Com efeito, Lee Evans foi um dos atletas norte-americanos que, durante os Jogos Olímpicos de 1968, realizados em altitude, na Cidade do México, alcançaram marcas "do outro mundo". À semelhança, por exemplo, de Bob Beamon (que atingiu a marca de 8,90 metros, no salto em comprimento, e cujo recorde durou 23 anos), também Lee Evans obteve duas marcas fantásticas, correndo os 400 metros em 43,86 segundos e obtendo o tempo de 2 minutos e 56,16 segundos na estafeta de 4 x 400 metros.
Na prova de 400 metros, Lee Evans e o seu compatriota Larry James (43,90 segundos) tornaram-se nos primeiros atletas a cumprir a volta à pista em menos de 44 segundos, conquistando a medalha de ouro e de prata, respectivamente. Seria preciso esperar quase 20 anos para que outro atleta ultrapassasse aquela marca. O autor da proeza foi o também norte-americano Butch Reynolds, o qual, a 17 de Agosto de 1988, no meeting de Zurique, bateu o velho recorde de Lee Evans.
Dois dias após a final de 400 metros, teve lugar a final da estafeta de 4 x 400 metros, na qual o fantástico quarteto norte-americano formado por Lee Evans, Vincent Matthews, Ronald Freeman (medalha de bronze nos 400 metros) e Larry James, alcançou um tempo extraordinário, melhorando em 3,5 segundos o anterior máximo mundial. A estupenda marca de 2 minutos e 56,16 segundos perduraria durante 24 anos, sendo apenas destronada, da respectiva tabela de recordes, a 8 de Agosto de 1992, durante os Jogos Olímpicos de Barcelona.
Refira-se que Lee Evans e os restantes companheiros da estafeta de 4 x 400 metros também se manifestaram, no final da cerimónia do pódio, a favor do Black Power, movimento de luta dos negros norte-americanos (e também de muitos brancos, diga-se de passagem) contra a segregação racial de que era alvo a comunidade negra nos Estados Unidos da América, sobretudo, nas décadas de 50 e 60 do século passado.
Lee Evans alcançou assim, por direito próprio, um lugar de destaque na história do atletismo mundial e, em particular, na História dos Jogos Olímpicos, nos quais, além de ter conquistado duas medalhas de ouro, obteve 2 recordes históricos que duraram, pelo menos, duas décadas.

Nenhum comentário: