terça-feira, 5 de maio de 2009

EVANS, Janet (EUA, Natação)

Janet Elizabeth Evans, nascida a 28 de Agosto de 1971, em Fullorton (EUA), foi uma das maiores nadadoras norte-americanas de sempre e uma das melhores especialistas de todos os tempos em distâncias longas.
Com efeito, Janet Evans foi uma grande especialista das distâncias mais longas no estilo livre, como o demonstra, aliás, o facto de ter detido os recordes mundiais dos 400 metros (4.03,85 minutos, em 1988), dos 800 metros (8.16,22 minutos, em 1989) e dos 1500 metros (15.52,10 minutos, em 1988), todos eles obtidos no final da década de 80, de facto, a sua época áurea.
Nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, enquanto que o nadador Matt Biondi foi a grande figura da natação masculina norte-americana, com 6 medalhas conquistadas (5 das quais de ouro), Janet Evans, então com apenas 17 anos, foi a grande figura da natação feminina norte-americana, ao conquistar 3 títulos olímpicos individuais.
Na verdade, a nadadora norte-americana arrecadaria 3 medalhas de ouro nas provas de 400 metros livres e estilos e na prova de 800 metros livres, provando ser, de facto, a melhor nadadora em distâncias longas e uma grande especialista no estilo livre.
Janet Evans iria, ainda, marcar presença em mais duas edições dos Jogos Olímpicos, mais concretamente, nos Jogos de Barcelona, em 1992 e nos Jogos de Atlanta, em 1996. Embora sem o mesmo sucesso obtido 4 anos antes nos Jogos de Seul, Evans voltaria a conquistar mais duas medalhas em Barcelona, uma de ouro, na prova de 800 metros livres, na verdade a sua distância de eleição, e outra de prata, na prova de 400 metros livres.
Com 5 medalhas olímpicas individuais conquistadas (4 delas de ouro), Janet Evans justificou plenamente um lugar de destaque na história da natação olímpica, sendo, provavelmente, a melhor nadadora de sempre nas distâncias longas do estilo livre.

2 comentários:

Jorge Costa disse...

Amigo Alexandre
Em minhas pesquisas,encontrei o teu blog através do Net Esporte e me agradei muito dele pois, vem de encontro aos bogs que administro.
Venho te pedir para fazermos uma parceria para troca de links nos blogs que sou dono.
Atenciosamente

ALEXANDRE disse...

Caro amigo,

Aceito com todo o prazer a sua proposta de troca de links referente aos nossos blogues. Assim, agradecia que colocasse o meu blogue (http://coleccionadordesportivo.
blogspot.com) nos seus links favoritos e eu vou fazer o mesmo em relação aos seus blogues. Adeus e até breve. Um abraço e cumprimentos, Alexandre Ribeiro.