terça-feira, 31 de março de 2009

EDWARDS, Jonathan (Inglaterra, Atletismo)

Jonathan David Edwards, nascido a 10 de Maio de 1966, em Londres, foi um dos maiores atletas britânicos de sempre e o maior especialista de triplo salto de todos os tempos.
Edwards foi o primeiro atleta a saltar mais de 18 metros, sendo, ainda hoje, o detentor do recorde mundial do triplo salto, com a marca de 18,29 metros, alcançada em 1995, no Campeonato do Mundo de Atletismo de Gotemburgo (Suécia), cujo resultado lhe valeu a 1ª medalha de ouro em grandes competições internacionais.
Edwards já antes havia revelado todo o seu potencial, ao saltar, com vento ligeiramente anti-regulamentar, 18,43 metros! Aliás, antes de confirmar tudo o que dele se esperava, ao alcançar a marca de 18,29 metros, Edwards já era o recordista mundial do triplo salto, com 17,98 metros, marca esta alcançada num meeting, realizado em Salamanca, pouco tempo antes dos "Mundiais" de Gotemburgo.
Antes de se tornar num atleta de alta competição e de craveira internacional, Edwards formara-se em Física, em 1987, pela Universidade de Durham, tendo trabalhado, nos primeiros anos, num laboratório de investigação genética. Curiosamente, no início da sua carreira, devido às suas profundas convicções religiosas que o proíbiam, por exemplo, de competir ao domingo, Edwards esteve impossibilitado de participar em algumas provas importantes na sua especialidade.
Depois de mudar de atitude face a esta restrição, que o impedia de atingir a projecção desejada e de obter as vitórias que estavam ao seu alcance, logo em 1993, no Campeonato do Mundo de Atletismo de Estugarda (Alemanha), Edwards conquista a sua 1ª medalha em Campeonatos Mundiais, neste caso, a medalha de bronze, à qual se seguiria a conquista de mais 4 medalhas (duas de ouro, uma de prata e uma de bronze) em outras tantas edições consecutivas dos "Mundiais" de Atletismo: 1995 - Gotemburgo (medalha de ouro e recorde do mundo); 1997 - Atenas (medalha de prata); 1999 - Sevilha (medalha de bronze); 2001 - Edmonton, no Canadá (medalha de ouro).
Para além daquelas 5 medalhas conquistadas em Campeonatos do Mundo, pelo meio, Edwards viria a conquistar mais duas medalhas olímpicas, a 1ª de prata, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e a 2ª de ouro, nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000.
A juntar aos títulos de campeão olímpico e de bicampeão mundial, Edwards acrescentou ainda o título de bicampeão europeu, alcançado nas edições de 1998 e 2002 dos "Europeus" de Atletismo. Não é, pois, em vão que Jonathan Edwards em vão
O palmarés de Edwards é, de facto, impressionante, pois, para além de ser o detentor do recorde do mundo da especialidade e também lhe pertencerem 5 dos 6 melhores ensaios de sempre do triplo salto, há ainda a acrescentar a conquista de 9 medalhas em 10 anos de competição ao mais alto nível, entre 1993 (ano da sua 1ª medalha) e 2003 (ano em que se retirou da competição).
Não é, pois, em vão, que Jonathan Edwards é unanimemente considerado o maior triplista da História do Atletismo e um dos maiores atletas britânicos de todos os tempos.

Nenhum comentário: