terça-feira, 7 de abril de 2009

EGERSZEGI, Krisztina (Hungria, Natação)

Krisztina Egerszegi, nascida a 16 de Agosto de 1974, em Budapeste, na Hungria, foi uma das maiores nadadoras húngaras de todos os tempos e uma das melhores de sempre a nível mundial.
Até ao aparecimento do nadador norte-americano Michael Phelps, autêntico "fenómeno" da natação mundial (com 16 medalhas olímpicas conquistadas, 14 delas de ouro, em duas edições dos Jogos Olímpicos - 2004 e 2008), Krisztina Egerszegi detinha a proeza de ser o único atleta da sua modalidade (homens e mulheres incluídas) a obter 5 medalhas olímpicas de ouro individuais.
Com efeito, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, a poucos dias de completar 22 anos, a nadadora húngara cometeu um feito único na história da natação olímpica até então, ao alcançar a sua 5ª medalha de ouro e a 3ª consecutiva na mesma prova (200 metros costas), igualando o anterior feito de outra lenda da natação olímpica, a australiana Dawn Fraser.
Egerszegi esteve presente em 3 edições dos Jogos Olímpicos. A sua 1ª participação ocorreu nos Jogos de Seul, em 1988, quando contava apenas 14 anos. Em Seul, a nadadora húngara foi uma das grandes revelações dos Jogos, tornando-se na mais jovem campeã olímpica de natação de sempre, ao triunfar na prova de 200 metros costas, de facto, a sua grande especialidade. Em Seul, conquistaria ainda a medalha de prata na prova de 100 metros costas.
Na edição seguinte dos Jogos Olímpicos, realizados em Barcelona, em 1992, Egerszegi viria a confirmar as melhores expectativas, conquistando 3 medalhas de ouro, nas provas de 100 e 200 metros costas e 400 metros estilos. Em 1992, Egerszegi contava já com 6 anos de treino intenso e começavam a surgir, por parte da jovem nadadora, os primeiros sintomas de saturação. O seu treinador, Laszlo Kiss, um dos grandes responsáveis pelo sucesso alcançado, até então, por Egerszegi, decidiu aliviar a pressão a que a sua atleta vinha sendo sujeita nos últimos anos, e concedeu-lhe um período de 6 meses de descanso fora das piscinas.
Após este período de "férias" retemperador, Egerszegi regressou aos treinos, mais motivada do que nunca, definindo objectivos concretos a atingir nos Jogos Olímpicos de 1996, que iriam realizar-se em Atlanta. Desta vez, a nadadora húngara não fez uma aposta tão ambiciosa, em termos quantitativos, como havia feito, 4 anos antes, nos Jogos Olímpicos de Barcelona e que tão bons resultados tinha dado. Agora, iria prescindir de competir na prova de 100 metros costas, concentrando-se, única e exclusivamente, nas provas de 200 metros costas e 400 metros estilos.
Na sua 3ª e última presença numa edição dos Jogos Olímpicos, Krisztina Egerszegi viria a conquistar duas medalhas, a 1ª de bronze, obtida na prova de 400 metros estilos e a 2ª, a de ouro e a mais ambicionada, alcançada na prova de 200 metros costas, que a fez entrar definitivamente na história da natação olímpica, tornando-se na nadadora com mais títulos olímpicos individuais conquistados (5 no total), 3 dos quais obtidos na mesma prova (200 metros costas) em 3 edições consecutivas dos Jogos Olímpicos.
Aquela que ficou conhecida em Atlanta como a "Rainha das Piscinas", despediu-se assim da natação com um total de 7 medalhas olímpicas conquistadas (5 de ouro, uma de prata e uma de bronze).

Nenhum comentário: