quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

COE, Sebastian (Inglaterra, Atletismo)

Sebastian Coe, nascido em Inglaterra, a 29 de Setembro de 1956, foi o maior atleta britânico de meio-fundo (curto) de todos os tempos e um dos melhores meio-fundistas mundiais de sempre, nas especialidades de 800 e 1500 metros.
Nas duas edições dos Jogos Olímpicos em que participou, em Moscovo (1980) e Los Angeles (1984), Coe conquistou 4 medalhas olímpicas, duas de ouro (ambas na prova de 1500 metros) e duas de prata (ambas na prova de 800 metros), tendo-se tornado no primeiro atleta a conseguir 2 títulos olímpicos consecutivos em 1500 metros.
Para a História do Atletismo e, em particular, dos Jogos Olímpicos, ficam os inesquecíveis duelos e a intensa, mas saudável, rivalidade desportiva entre Sebastian Coe e o seu compatriota Steve Ovett, sem dúvida, os maiores especialistas mundiais de 800 e 1500 metros, do final da década de 70 e início da década de 80.
Ao longo das suas carreiras, Coe e Ovett dividiram entre si os títulos, as vitórias, os recordes, a admiração e o respeito de todos os amantes do atletismo. Com efeito, durante vários anos, assistiram-se a grandes duelos entre estes dois especialistas do meio-fundo curto, mas o momento mais alto e intenso por eles atingido teve lugar nos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980, competição onde travaram, de facto, o maior duelo das suas carreiras.
O balanço final das suas prestações acabou por se saldar numa presença extremamente positiva para ambos, uma vez que cada um conquistou duas medalhas, incluindo um título olímpico para os dois. Na verdade, Coe triunfou na prova de 1500 metros, na qual Ovett era apontado como favorito e este triunfou na prova de 800 metros, na qual o favoritismo recaía em Coe.
Em 1979, Sebastian Coe dominara, a nível mundial, o meio-fundo curto, tendo, inclusivamente, no curto espaço de 41 dias, batido o recorde do mundo em 3 distâncias: nos 800 metros, nos 1500 metros e na milha. Em 1980, foi a vez de Steve Ovett mostrar todo o seu valor e categoria, ao obter uma série de excelentes marcas, entre as quais avultaram novos máximos mundiais da milha e dos 1500 metros. Durante estes 2 anos, até aos Jogos Olímpicos de Moscovo, Coe e Ovett evitaram medir forças entre si, sendo que a última vez em que se haviam encontrado, durante a final de 800 metros dos Campeonatos da Europa de Atletismo, em 1978, Ovett derrotara Coe, sendo, no entanto, ambos batidos pelo atleta alemão Olaf Bayer.
Portanto, para os Jogos Olímpicos de Moscovo, a expectativa não podia ser mais elevada e as duas distâncias em que os 2 atletas britânicos iriam participar eram das provas mais aguardadas dos Jogos. Os especialistas eram unânimes em apontar o favoritismo de Ovett na prova de 1500 metros, enquanto asseguravam que Coe tinha mais hipóteses na prova de 800 metros. Depois de ambos terem garantido, sem grandes dificuldades, o apuramento, tanto na eliminatória, como na meia-final, os 2 grandes rivais reencontraram-se, por fim, na corrida decisiva dos 800 metros. Numa prova que se revelou extremamente táctica, Ovett realizou uma corrida inteligente, arrancando de forma decisiva para a vitória a 70 metros da meta, tendo Coe que se contentar com o 2º lugar.
Faltavam agora 6 dias para a final da prova de 1500 metros, na qual, apesar de Ovett ser ainda mais favorito, moralizado com a vitória nos 800 metros, Coe procurava a desforra e a conquista da medalha de ouro que lhe havia fugido na final anterior. Com efeito, a tarefa de Coe não se avizinhava nada fácil, ainda para mais, devido ao facto de Ovett registar uma fabulosa série de 42 vitórias consecutivas nos 1500 metros e na milha, série esta iniciada cerca de 3 anos antes.
Contudo, contrariamente a todas as previsões, na final dos 1500 metros surgiu um adversário inesperado para os 2 atletas britânicos. De facto, a luta pela conquista da medalha de ouro foi travada, não entre Ovett e Coe, mas entre Coe e o atleta da RDA, Jurgen Straub. A cerca de 200 metros do final, Straub tinha 4 metros de vantagem sobre Coe e 6 metros sobre Ovett. No entanto, com um final espantoso, Coe consegue ultrapassar o atleta alemão, conquistando a tão desejada medalha de ouro, logo na prova em que Ovett era o favorito, tendo este que se resignar à medalha de bronze, atrás de Straub.
Quatro anos mais tarde, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, Sebastian Coe e Steve Ovett voltaram a marcar presença no maior evento desportivo mundial. Curiosamente, Coe obteria as mesmas classificações nas mesmas provas dos Jogos de Moscovo, arrecadando, assim, mais duas medalhas a juntar às outras duas conquistadas em 1980. Desta vez, porém, Ovett, afectado por problemas de asma que o obrigaram inclusivamente a ser internado num hospital, não conseguiria alcançar nenhuma posição de destaque, terminando em 8º lugar na final dos 800 metros, ganha pelo atleta brasileiro Joaquim Cruz, e não chegando a concluir a prova de 1500 metros, ganha por Coe.
Para além das 4 medalhas conquistadas em duas edições dos Jogos Olímpicos e das inúmeras vitórias obtidas ao longo da sua brilhante carreira, merecem, ainda destaque, os máximos mundiais que Coe chegou a deter, todos alcançados em 1981, no curto espaço de 3 meses: nos 800 metros (marca de 1.41,73 minutos, obtida a 10 de Junho de 1981, a qual, até ao final do século XX, apenas foi superada por um atleta, o dinamarquês Wilson Kipketer); nos 1000 metros (marca de 2.12,18 minutos, obtida a 11 de Julho de 1981); na milha (marca de 3.47,33 minutos, obtida a 28 de Agosto de 1981).

Nenhum comentário: