sábado, 24 de janeiro de 2009

CONNORS, Jimmy (EUA, Ténis)

James Scott Connors, nascido em East St. Louis (EUA), a 2 de Setembro de 1952, foi, não apenas um dos maiores tenistas norte-americanos de todos os tempos, mas também um dos melhores de sempre a nível mundial.
Jimmy Connors, que ficou popularmente conhecido, no mundo do ténis, por "Jimbo", é apontado pela maioria dos especialistas como o maior "lutador", dentro dos courts, da história do ténis, característica esta indissociável de uma personalidade rebelde e irreverente, detentora de um espírito irascível e indomável.
Juntamente com o sueco Bjorn Borg, o romeno Ilie Nastase e o seu compatriota e grande rival John McEnroe, Connors é considerado um dos grandes responsáveis pelo fabuloso salto qualitativo dado pela modalidade, no final dos anos 70, quer em termos de popularidade e de espectáculo, quer na transformação do ténis numa indústria multimilionária, movimentando verbas astronómicas.
A carreira profissional de Connors ficou marcada por uma grande longevidade, tendo durado entre 1972 e 1995. Um bom exemplo disto mesmo é o facto de Connors ter ganho o seu último Open dos Estados Unidos com 31 anos e ter atingido ainda as meias-finais do mesmo torneio, em 1991, então já com 39 anos!
Durante aquele longo período de 24 (!) anos, Connors conquistou, nada mais nada menos, que 109 títulos em singulares, marca esta que, ainda hoje, constitui um recorde, difícil de bater, diga-se de passagem. No que diz respeito aos torneios do Grand Slam, Connors conquistou 8 títulos: venceu por 5 vezes o Open dos Estados Unidos (1974, 1976, 1978, 1982 e 1983), ganhou duas vezes em Wimbledon (1974 e 1982) e venceu por uma vez o Open da Austrália (1974). Só lhe faltou um título em Roland Garros para fazer o pleno nos 4 maiores torneios (majors) do ténis mundial. Tal esteve quase a acontecer, quando, em 1974, um dos "anos de ouro" da carreira de "Jimbo", este venceu o torneio de Wimbledon e os Open's dos Estados Unidos e da Austrália.
Ainda em relação ao Open dos Estados Unidos, sem dúvida, o torneio do qual Jimmy Connors guarda as melhores recordações e onde obteve os maiores triunfos da sua carreira, há a referir a proeza inédita de tê-lo ganho em 3 superfícies diferentes: em relva (1974), em terra batida (1976) e em cimento (1978, 1982 e 1983). Aliás, desde que começou a "era Open" (aberta a tenistas profissionais), "Jimbo" é, juntamente com o seu compatriota Pete Sampras, o tenista que mais vezes venceu o Open americano, com um total de 5 triunfos.
Jimmy Connors foi ainda nº1 do Ranking mundial em 5 anos consecutivos (1974, 1975, 1976, 1977 e 1978), tendo liderado a respectiva tabela durante 160 semanas consecutivas (cerca de 3 anos consecutivos), recorde este apenas batido, há pouco tempo, pelo tenista suíço Roger Federer.
Em matéria de recordes obtidos por Jimmy Connors, há ainda a acrescentar as suas 31 (!) presenças em meias finais de torneios do Grand Slam, num total de 55 (!) torneios disputados. Foram, pois, duas décadas cheias de vitórias, proezas e recordes que fizeram da carreira de "Jimbo" uma das mais brilhantes da história do ténis mundial.

Nenhum comentário: