sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

CHARLTON, Bobby (Inglaterra, Futebol)

Robert "Bobby" Charlton, nascido em Ashington (Inglaterra), a 11 de Outubro de 1937, foi o maior futebolista inglês de todos os tempos e um dos melhores médios/avançados europeus de sempre.
Como futebolista, ganhou praticamente tudo o que havia para ganhar, no que diz respeito a títulos de grandes competições, quer de selecção, quer de clube, das quais se destacam o Campeonato do Mundo de 1966, ganho ao serviço da selecção inglesa, no seu próprio país, e a Taça dos Campeões Europeus, ganha ao serviço do Manchester United, troféu igualmente conquistado no seu país, no mítico Estádio de Wembley. Estas duas conquistas são, sem dúvida nenhuma, as duas "coroas de glória" da sua notável carreira.
Contudo, o início de carreira de Bobby Charlton viria a ficar marcado por um acontecimento dramático, quando a comitiva do Manchester United, da qual fazia parte, se viu envolvida num trágico acidente de aviação, o qual vitimou 7 companheiros seus do Manchester United, treinado pelo escocês Matt Busby.
Com efeito, a 6 de Fevereiro de 1958, no regresso de uma viagem a Belgrado (para defrontar o Estrela Vermelha), quando a equipa do Manchester United tinha feito uma escala no Aeroporto de Munique, deu-se o desastre aéreo no momento em que o avião, ao tentar descolar, se incendiou, morrendo 22 pessoas da comitiva inglesa, na qual se incluíam 7 jogadores do clube de Manchester.
Bobby Charlton, então com 20 anos, foi um dos sobreviventes deste desastre, escapando quase ileso do acidente. No entanto, o choque emocional foi terrível e, do ponto de vista psicológico e anímico, o jovem jogador ficou profundamente abalado e traumatizado com a tragédia.
Apesar de, nesse mesmo ano, ter sido incluído na lista de convocados da Selecção de Inglaterra para o Campeonato do Mundo, realizado na Suécia, Bobby Charlton foi suplente não utilizado em todos os jogos da competição, tendo assim que esperar 4 anos para poder estrear-se no palco da maior competição mundial de selecções.
De facto, Bobby Charlton iria estar presente nas três edições seguintes do Campeonato do Mundo: em 1962, no Chile; em 1966, no seu próprio país; em 1970, no México. Foi na edição de 1966 do Mundial, realizado em Inglaterra, que Bobby Charlton estava no auge da carreira, sagrando-se Campeão do Mundo, ao derrotar a Alemanha, na final de Wembley, por 4-2 (após prolongamento, com 2-2 no final dos 90 minutos). Mais memorável que a partida decisiva seria, porém, a meia-final com Portugal (vitória por 2-1), na qual, na opinião de muitos, Bobby Charlton terá realizado o seu melhor jogo ao serviço da selecção, ao marcar os 2 golos que derrotaram a grande sensação e surpresa da prova (3º lugar), os "magriços" liderados por Eusébio, um dos melhores jogadores do Mundial e que se sagraria o melhor marcador da competição, com 9 golos.
Nesse mesmo ano, Bobby Charlton ganharia o prestigiado troféu da "Bola de Ouro", prémio destinado ao melhor jogador europeu do ano. Dois anos mais tarde, em 1968, Bobby Charlton ganharia a Taça dos Campeões Europeus, ao serviço do Manchester United, derrotando, na final de Wembley, o Benfica de Eusébio, por 4-1 (após prolongamento, com 1-1 no final dos 90 minutos). Com mais este triunfo, Bobby Charlton atingia o apogeu da carreira, não lhe faltando conquistar mais nenhum troféu ou título.
Na edição de 1970 do Mundial, realizado no México, Bobby Charlton, então com 32 anos, voltou a realizar boas exibições ao serviço da selecção, contribuindo para levar a Inglaterra até aos quartos-de-final da prova, sendo aí eliminada pela Alemanha, num jogo muito disputado e equilibrado, onde os alemães se impuseram por 3-2, passando às meias-finais; este jogo ficaria a assinalar a despedida de Bobby Charlton da selecção.
Ao serviço da selecção inglesa, Bobby Charlton totalizou 106 internacionalizações, apontando um total de 49 golos, marca esta, que nenhum outro futebolista inglês conseguiu atingir até hoje. Bobby Charlton jogaria ainda durante mais 3 épocas no Manchester United, após o que abandonaria o clube em 1973, então já com 35 anos. Ao serviço do Manchester United, Bobby Charlton conquistou uma Taça de Inglaterra (1963), 3 Campeonatos de Inglaterra (1957, 1965 e 1967), tendo realizado, pelos Red Devils, 750 jogos e marcado 247 golos.
Em 1994, a Rainha de Inglaterra, Isabel II, agraciou Bobby Charlton com o título de "Cavaleiro do Império Britânico" (Sir), como reconhecimento justo por tudo aquilo que representou e conquistou, para o seu país, como jogador de futebol de elevado prestígio e craveira mundial.

2 comentários:

Net Esportes disse...

Eu estava fazendo umas pesquisas para o meu blog e encontrei o seu, muito bom, gostei bastante do espaço.... já ta nos favoritos.

Net Esportes

ALEXANDRE disse...

Olá amigo. Agradeço as suas amáveis palavras; ainda bem que gostou do meu blogue; apareça mais vezes. Também já visitei o seu blogue e gostei bastante dele, muito bom no aspecto gráfico e com excelentes e variados conteúdos; já o coloquei nos meus links desportivos favoritos. Adeus e até um dia destes. Cumprimentos cordiais, Alexandre Ribeiro.