sábado, 27 de dezembro de 2008

CHRISTIE, Linford (Inglaterra, Atletismo)

Linford Christie, nascido em Saint Andrews, na Jamaica, a 2 de Abril de 1960, mais tarde naturalizado inglês, foi o maior velocista britânico de todos os tempos, na especialidade de 100 metros, e um dos grandes velocistas mundiais de sempre daquela especialidade.
Linford Christie alcançou a sua "coroa de glória" nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, ao conquistar a medalha de ouro na prova do hectómetro, tornando-se, com 32 anos, no Campeão Olímpico de 100 metros mais velho de sempre. O resultado obtido por Christie na final do hectómetro dos Jogos de 1992 (9,96 segundos) representou, na altura, a sua 2ª melhor marca de sempre. A primeira fora estabelecida no ano anterior, em Tóquio, no Campeonato do Mundo de Atletismo, onde foi 4º classificado na final dos 100 metros (9,92 segundos), atrás de 3 atletas norte-americanos, com a vitória a pertencer a Carl Lewis.
No entanto, a desforra do atleta britânico não tardaria. Com efeito, a "vingança" de Christie surgiria na edição seguinte do Campeonato do Mundo de Atletismo, em Estugarda, em 1993, onde conquistaria a medalha de ouro batendo a concorrência americana, com a fabulosa marca de 9,87 segundos (recorde pessoal), a um centésimo de segundo do recorde do mundo de Carl Lewis (9,86 segundos), o qual havia sido obtido precisamente 2 anos antes, em Tóquio.
Linford Christie conquistou ainda 3 títulos europeus consecutivos nos 100 metros, nos Campeonatos da Europa de Estugarda, em 1986, de Split, em 1990 e de Helsínquia, em 1994. Christie foi ainda o primeiro velocista que, em representação de um país europeu, correu o hectómetro abaixo dos 10 segundos.
A medalha de ouro conquistada por Christie nos Jogos Olímpicos de Barcelona não foi, porém, a primeira que conquistou nesta competição, pois 4 anos antes, nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, conquistara duas medalhas de prata, uma na prova dos 100 metros (9,97 segundos) e a outra na prova dos 4 x 100 metros.
Linford Christie participaria ainda, pela 4ª vez, nos Jogos Olímpicos, desta vez em Atlanta, em 1996, onde, já com 36 anos, conseguiria o apuramento para a final dos 100 metros. Porém, duas falsas partidas valeram-lhe a desqualificação da prova, impedindo-o de tentar alcançar a 4ª medalha nesta competição.
Como balanço final de uma carreira notável, recheada de êxitos e vitórias, há a destacar, sobretudo, a conquista, durante cerca de uma década ao mais alto nível (entre 1986 e 1996), de um total de 7 medalhas (5 de ouro e duas de prata) nos 100 metros, em grandes competições internacionais: 3 medalhas em Jogos Olímpicos, 3 medalhas em Campeonatos da Europa e uma medalha em Campeonatos do Mundo.

Nenhum comentário: