quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

BUBKA, Sergei (Ucrânia, Atletismo)

Sergei Bubka, nascido na Ucrânia (ex-URSS), a 4 de Dezembro de 1963, foi o melhor saltador com vara de todos os tempos e um dos melhores atletas de sempre. Ao longo da sua notável carreira, Bubka conquistou 6 títulos mundiais e 1 título olímpico, bateu 35 recordes do Mundo e obteve as 23 melhores marcas de sempre na especialidade.
Apesar do seu fantástico palmarés e de ter sido, nomeadamente, Campeão Olímpico em Seul, em 1988, a passagem do atleta ucraniano pelos Jogos Olímpicos esteve longe de ser famosa, não reflectindo, nem de perto nem de longe, a sua flagrante superioridade na disciplina do salto com vara, na qual é, reconhecidamente, o melhor especialista de todos os tempos.
Após a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Seul, ao realizar a marca de 5,90 m, Bubka era de novo, 4 anos depois, o grande favorito à vitória nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Acontece que a participação de Bubka na prova foi um autêntico fracasso, já que não conseguiu uma única tentativa válida na final do concurso do salto com vara, falhando, por duas vezes, a 5,70 m (altura a que iniciou a prova e que lhe daria de imediato o 5º lugar) e uma vez a 5,75 m (altura que lhe permitiria a conquista da medalha de bronze).
Com efeito, para um atleta que, em 1992, saltara 20 vezes acima de 5,85 m, 7 vezes acima dos 6 m e duas vezes 6,13 m, foi frustrante ver fugir o título olímpico aos 5,80 m, marca esta que valeu a conquista da medalha de ouro por um compatriota seu, Maxim Tarasov (CEI). Definitivamente, os Jogos Olímpicos passariam a constituir uma competição azarada para Bubka, o qual, desta vez, devido a lesão, não pôde estar presente em Atlanta, na edição dos Jogos de 1996, quando ainda era o melhor saltador com vara mundial. Na verdade, o fracasso olímpico de Bubka é ainda mais surpreendente na medida em que, em 13 anos de intensa competição ao mais elevado nível, o atleta ucraniano registou apenas duas derrotas, demonstrando uma regularidade impressionante.
Ao contrário do sucedido nos Jogos Olímpicos, foi nos Campeonatos do Mundo de Atletismo que Bubka demonstrou, de forma categórica, a sua superioridade relativamente à concorrência, sagrando-se campeão mundial por 6 vezes consecutivas (1983, 1987, 1991, 1993, 1995 e 1997). Além desta extraordinária proeza, Bubka realizou as 23 melhores marcas de todos os tempos do salto com vara, cujo recorde mundial bateu 35 vezes (18 em pista coberta e 17 ao ar livre).
Sergei Bubka foi, ainda, o primeiro atleta a transpor a fasquia colocada a 6 m e o único que ultrapassou a barreira dos 6,10 m. Ao abandonar a modalidade, Bubka deixou o recorde mundial em pista coberta em 6,15 m (alcançado em Donetsk, a 21 de Fevereiro de 1993) e ao ar livre em 6,14 m (atingido em Sestriere, a 31 de Julho de 1994).

Nenhum comentário: