Jack Brabham, nascido em Hurstville, nos arredores de Sidney, a 2 de Abril de 1926, foi o maior piloto australiano de Fórmula 1 e um dos grandes campeões da modalidade, tendo sido tricampeão do mundo, em 1959, 1960 e 1966.
Brabham sentiu-se, desde cedo, fascinado e atraído pela mecânica, não sendo de espantar que, mais tarde, tenha estudado Engenharia. Entretanto, durante o curso, rebenta a 2ª Guerra Mundial, e Brabham é chamado para a Força Aérea Australiana. Quando o conflito termina, Brabham começa a competir, correndo ao volante de carros preparados por si próprio.
Em 1955, Brabham vai para Inglaterra, trabalhando aí como mecânico para a marca Cooper, sendo-lhe permitido, como forma de pagamento, construir o seu próprio carro, o qual venderia, comprando um Maserati 250 F no ano seguinte.
As participações de Brabham ao volante do carro italiano estiveram longe de ser um sucesso, tendo, por isso, regressado à Cooper, no final da época de 1956, onde começa a desenvolver um novo carro que lhe irá permitir vencer dois Campeonatos do Mundo de Fórmula 1 consecutivos, em 1959 e 1960.
No entanto, o dominio dos Cooper termina no ano seguinte, devido a alterações entretanto surgidas nos regulamentos, passando a Ferrari a dominar o panorama da Fórmula 1.
Jack Brabham arranca então, em segredo, com o projecto de um novo carro, ao qual dá o seu nome, Brabham. Com efeito, o BT3 aparece em 1962, mas a nova marca só começa a ter sucesso e a alcançar vitórias em 1966, ano em que Jack Brabham se sagra, pela 3ª vez, Campeão do Mundo de Fórmula 1, então já com 40 anos. Aliás, o ano de 1966 é um ano em cheio para o piloto australiano, pois alcança a "dobradinha", juntando ao título de pilotos, o título de construtores, situação que se irá verificar também no ano seguinte, desta vez através de Denny Hulme (Nova Zelândia), de novo ao volante de um Brabham.
Aos 44 anos, Brabham retira-se da Fórmula 1, abandonando a competição como piloto e regressando à Austrália, onde se manterá ligado à competição, agora na condição de co-proprietário da empresa fabricante de motores Judd.
A carreira de Jack Brabham atingiu uma grande longevidade, tendo o piloto australiano corrido durante 16 épocas, entre 1955 e 1970, ao longo das quais disputou 126 grandes prémios, tendo vencido 14 deles; alcançou, ainda, 13 "poles position", 10 melhores voltas e um total de 303 pontos.
Jack Brabham fica ainda ligado à história da Fórmula 1, por um outro motivo: é o único piloto que logrou ser campeão mundial num monolugar com o seu nome!
Nenhum comentário:
Postar um comentário