sábado, 22 de novembro de 2008

BORG, Bjorn (Suécia, Ténis)

Bjorn Borg, nascido em Sodertalje (Suécia), a 6 de Junho de 1956, foi um dos maiores tenistas de todos os tempos, porventura o maior talento, do ponto de vista atlético, da história do ténis.
Borg era um tenista completo e versátil, excelente quer em pisos rápidos (como a relva), quer em pisos lentos (como a terra batida). No entanto, eram estes últimos a sua grande especialidade, sendo praticamente imbatível na terra batida, embora vencesse igualmente em pisos rápidos.
Na verdade, Bjorn Borg construiu uma carreira de sucesso, sobretudo, graças às suas vitórias nos 2 torneios mais importantes do Grand Slam: Roland Garros e Wimbledon. No prestigiado torneio parisiense (em terra batida), Borg triunfou por 6 vezes (4 delas consecutivas, entre 1978 e 1981), enquanto que no célebre torneio londrino (na relva) venceu por 5 vezes consecutivas (entre 1976 e 1980).
Aos 15 anos, Borg foi, pela primeira vez, seleccionado para representar a Suécia na Taça Davis, sagrando-se, pouco tempo depois, campeão do torneio de juniores de Wimbledon. Nascia aí um dos maiores mitos do desporto mundial e do ténis, em particular. A "Borgmania" alastrou por todo o lado por onde o tenista sueco passava, sempre com a inconfundível fita na cabeça que era uma das suas imagens de marca. O seu perfil atlético, alto, forte e de longa cabeleira loira provocava o histerismo nos adolescentes e nos seus fans, criando à sua volta uma adoração e idolatria até então apenas imaginável junto das estrelas da música e do cinema.
Borg viria a ficar conhecido como "Iceborg", em virtude da frieza e da enorme capacidade de concentração que evidenciava durante as partidas, nomeadamente nos torneios europeus de terra batida, nos quais se revelava quase invencível.
Graças aos seus feitos extraordinários, Borg viria a inspirar toda uma geração de tenistas suecos, casos de Mats Willander e Stefan Edberg (na década de 80), que chegaram a transformar a Suécia na mais forte nação do ténis mundial.
Relativamente às outras duas provas que integram o Grand Slam, Borg disputou uma única vez, sem sucesso, o Open da Austrália, em 1974 (chegando apenas à 3ª ronda), tendo sido por 4 vezes finalista (sempre vencido) do Open dos Estados Unidos.
Em 1982, com apenas 26 anos, e depois de ter conquistado 11 títulos do Grand Slam, Bjorn Borg quis reduzir a sua actividade competitiva, até aí bastante intensa, mas como as regras do circuito profissional o obrigava a disputar um número mínimo de torneios por ano, o tenista sueco decidiu afastar-se do ténis, em 1983, saturado da exigência dos treinos e das competições e cansado dos estágios e das viagens constantes.
Voltaria, porém, a regressar no início da década de 90, mas já sem sucesso, após quase uma década sem competição, completamente fora do ritmo dos treinos e das exigências do profissionalismo dos novos tempos. Actualmente, Borg participa em jogos de exibição e em torneios incluídos no Circuito de Veteranos.
Bjorn Borg fica para a história do ténis mundial como uma das suas maiores lendas e apesar de, nos últimos anos, terem aparecido tenistas da categoria de Pete Sampras e Roger Federer (só para citar 2 exemplos marcantes), o tenista sueco é ainda hoje considerado o melhor de sempre.
Borg reinou no ténis mundial durante quase uma década, período de tempo no qual conquistou 11 títulos do Grand Slam (6 em Roland Garros e 5 em Wimbledon), sendo, ainda hoje, o 4º tenista da história (juntamente com Rod Laver) com mais títulos do Grand Slam conquistados, apenas atrás de Pete Sampras (com 14), Roy Emerson e Roger Federer (ambos com 12). Borg é ainda o tenista com mais títulos (em singulares) conquistados em Roland Garros, sendo o 2º da história (juntamente com Roger Federer) com mais títulos conquistados em Wimbledon, apenas atrás de Pete Sampras, que obteve 7 vitórias no torneio londrino.

Nenhum comentário: