sábado, 15 de novembro de 2008

BOBET, Louison (França, Ciclismo)

Louison Bobet, nascido em Saint-Méen-le Grand, na Bretanha, a 12 de Março de 1925, foi um dos maiores ciclistas franceses de sempre, tendo dominado o ciclismo internacional em meados da década de 50 do século passado.
Bobet era um corredor completo, bom em todos os tipos de terreno, tendo-se tornado no primeiro ciclista a ganhar a Volta à França por 3 vezes consecutivas, em 1953, 1954 e 1955. Já no Tour de 1950, Bobet tinha conseguido a 3ª posição, alcançando ainda o título de "Rei da Montanha". Também na Volta à Itália, em 1957, Bobet teve uma participação de relevo, conquistando o 2º lugar.
Para além de ser um ciclista completo, Bobet era um atleta extremamente profissional, muito dedicado à modalidade, procurando sempre melhorar o seu desempenho em todas as especialidades do ciclismo. Por exemplo, a rapidez que evidenciava no final das etapas era treinada nas próprias corridas, sprintando sempre para a meta, quer fosse para discutir a vitória, quer fosse para conquistar qualquer outro lugar dessa etapa.
Bobet foi ainda campeão do Mundo de Estrada, em 1954, tendo alcançado o 2º lugar em duas outras ocasiões (1957 e 1958). Bobet inscreveu também, durante a década de 50, o seu nome no "Álbum de Ouro" das famosas "clássicas", vencendo o Paris-Roubaix, o Bordeaux-Paris, o Milão-São Remo, a Volta à Flandres e a Volta à Lombardia.
Após uma década de 50 plena de sucessos, triunfos e alegrias, o início dos anos 60 haveria de trazer o infortúnio e a infelicidade para o grande ciclista francês. Com efeito, em 1961, então com 36 anos, Bobet é vítima de um acidente de automóvel, fracturando o fémur e sendo obrigado a terminar abruptamente uma bonita e invejável carreira.
Louison Bobet viria a falecer a 13 de Março de 1983, precisamente no dia a seguir a ter completado 58 anos de idade. Desaparecia assim um dos maiores ciclistas da história da modalidade e um dos maiores de França, a par de Bernard Hinault e Jacques Anquetil.

Nenhum comentário: