sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

A minha paixão

Dentro do mundo vasto, complexo e fascinante do Coleccionismo, o género ao qual eu me tenho dedicado, durante os últimos 30 anos, é o relativo àquilo que eu denomino de coleccionismo desportivo, onde se incluem os livros, enciclopédias, revistas, jornais, cadernetas de cromos, posters, calendários, etc. sobre o Desporto, em geral e o Futebol ("Desporto-Rei"), em particular.
Tentando ser o mais rigoroso possível, posso dizer que entrei, pela primeira vez, no mundo das colecções, aos 6 anos de idade, altura a partir da qual comecei a fazer as minhas primeiras colecções de cromos. Recordo-me perfeitamente, como se fosse hoje, das primeiras 6 colecções de cromos que fiz (não tendo, porém, completado duas delas). Dessas 6 cadernetas, 4 eram editadas pela Agência Portuguesa de Revistas ("História de Portugal"; "Camões"; "Segredos do Mar"; "Segredos do Mundo Animal") e as outras duas eram de futebol ("Os Maiores Craques do Futebol Português", cujos cromos vinham embrulhados em caramelos da Fábrica Universal; "Munique 74", editada pela Ediguia).
A partir de 1974, nunca mais deixei de coleccionar cadernetas de cromos, até hoje, tendo, já muito mais tarde, adquirido outras cadernetas completas em alfarrabistas e, ultimamente, em leilões na internet.
Foi, mais ou menos, a partir dos 10 anos de idade, que também comecei a interessar-me e a desenvolver o gosto pela leitura de revistas (como por exemplo, "Ídolos do Desporto", "Selecções Desportivas", "Golo - O desporto em revista", entre outras) e jornais desportivos (sobretudo, o "Golo" e "A Bola").
Comecei, pois, desde cedo, a comprar, a ler e a coleccionar as publicações períódicas desportivas que iam aparecendo no mercado. A partir dos 15 anos de idade, comecei de forma assídua a comprar, 3 vezes por semana (2ª feira, 5ª feira e sábado), o jornal "A Bola" ("A Bíblia do Desporto Português"), com o seu famoso formato grande das folhas. Até hoje, passados 25 anos, mantenho-me como leitor fiel e amante deste jornal, graças ao qual, desenvolvi e aperfeiçoei, ao longo dos anos, o gosto e a paixão pela leitura e também pela escrita.
É assim que, desde há cerca de 30 anos, tenho vindo a empreender uma apaixonante e intensa procura por tudo aquilo que sejam livros e publicações períódicas desportivas mais ou menos antigas (revistas e jornais a partir da década de 40 até à década de 80), incluindo suplementos, separatas, posters, cadernetas de cromos, calendários, etc. Percorro e visito com frequência alfarrabistas, lojas de colecções e feiras de coleccionismo, contacto com coleccionadores particulares e pesquiso leilões na internet. Tenho-me embrenhado na pesquisa e leitura de centenas e centenas de páginas de livros, revistas e jornais, sentindo o prazer único de folhear essas mesmas páginas e de sentir o seu cheiro característico e inconfundível a "velho". Tudo isto se pode resumir numa única palavra: Paixão!

Um comentário:

Unknown disse...

bom dia
adquiri a pouco tempo a revista ilustrada GOLO! Nº1 AO 19.
ja pesquisei mas nao encontro nada a falar da revista.como encontrei o seu blog sera que me pode ajudar. foram só 19 números ou continua?
obrigada
cristina