terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Sporting e memórias de 1974

Vai fazer em Julho deste ano, 20 anos, que sou sócio do Sporting. Com efeito, foi no Verão de 1988 que me tornei no sócio nº19903 deste grande clube, tinha Jorge Gonçalves (popularmente conhecido por "O bigodes") acabado recentemente de ganhar as eleições para a presidência do Sporting, e começava a apresentar as famosas "unhas do leão" para a nova época que se avizinhava, a qual prometia muito mas, infelizmente, viria a redundar num fracasso, gorando as expectativas e esperanças de todos os sportinguistas.
É claro que, muitos anos antes, eu já era um fervoroso adepto e simpatizante do Sporting, pois, a partir dos 10 anos de idade, comecei a ir, de forma assídua e regular, assistir a jogos do Sporting (e também do Benfica), quer no Estádio José de Alvalade, quer no Estádio da Luz.
Tentando ser o mais rigoroso possível, posso dizer que sou sportinguista desde 1974, altura em que, com 6 anos de idade, comecei a gostar verdadeiramente de ver e de jogar futebol. A "dobradinha" que o Sporting alcançou precisamente nesse ano de 1974, juntando ao título de Campeão Nacional, a conquista da Taça de Portugal (vitória 2-1 sobre o Benfica), terá contribuído de forma decisiva para me tornar um adepto incondicional do Sporting. E que dizer, ainda, dos 46 golos apontados pelo inesquecível goleador Hector Yazalde, marca essa, que ainda hoje é "record" dos campeonatos nacionais, e que conduziu o avançado argentino à conquista da "Bola de Prata" e da "Bota de Ouro".
Aliás, o ano de 1974 foi, para mim, um ano histórico e marcante a todos os níveis, uma vez que foi nesse ano que se verificaram uma série de acontecimentos importantes na minha vida, os quais jamais esquecerei.
Para além da já anteriormente citada excelente época futebolística realizada pelo Sporting (o qual, ainda, alcançou a meia-final da Taça das Taças, falhando, por pouco, e de forma inglória, a presença na final) sucederam-se outros acontecimentos que me marcaram imenso: entrei para a 1ª classe; fiz as minhas primeiras colecções de cromos; vi, transmitidos pela televisão (a preto e branco), alguns jogos do Campeonato do Mundo de Futebol, realizado na Alemanha Ocidental (RFA); assisti, pela primeira vez, através da televisão, quer ao Festival RTP da Canção (com a vitória do inesquecível "E depois do Adeus", de Paulo de Carvalho), quer ao Festival Eurovisão da Canção (com a vitória de "Waterloo", dos famosos Abba); e, finalmente, vivi, embora à distância, o 25 de Abril ("a revolução dos cravos"), a tomada do poder pelo MFA (Movimento das Forças Armadas), a consequente queda do governo de Marcello Caetano e a instauração da Democracia e da Liberdade em Portugal, após quase meio século de Ditadura e Fascismo.
Convenhamos que foram muitas emoções e experiências novas para mim, em apenas um ano, tendo eu 6 anos de idade!

Nenhum comentário: