domingo, 24 de fevereiro de 2008

Secção "Publicações periódicas" (revistas desportivas)

A ideia e o consequente projecto de criar esta secção surge da tomada de consciência do vasto acervo bibliográfico que tenho vindo a acumular nos últimos 30 anos, no que diz respeito ao coleccionismo, sobretudo, de revistas e jornais desportivos, referentes ao período de tempo que vai desde a década de 30 até à actualidade. Pensei, pois, em dar a conhecer e partilhar todas estas publicações, algumas das quais, dada a sua antiguidade, já quase caíram no esquecimento geral. Portanto, achei que estava na altura de "ressuscitar" aquele material, retirá-lo da poeira e escuridão dos armários, caixas e estantes e expô-lo ao ar e à luz do dia, para dele tirar o melhor aproveitamento possível e, no fundo, para lhe "dar vida".
Esta secção pretende, assim, dar um importante contributo para a divulgação de algumas das mais emblemáticas e relevantes publicações periódicas, nomeadamente, revistas desportivas, que existiram em Portugal ao longo do século XX, permitindo um maior conhecimento das mesmas por parte de todos.
O registo de publicações desportivas, sobre as quais vai incidir a nossa análise e descrição, embora não seja exaustivo, nem tenha a pretensão de constituir um inventário de todas as revistas que se publicaram nesta área temática (muito longe disso, pois tal compilação seria impossível de elaborar!), contempla, pensamos nós, ainda assim, de forma razoavelmente criteriosa e equilibrada, as mais importantes revistas desportivas que se publicaram em Portugal durante, sobretudo, as décadas de 40, 50, 60, 70, 80 e 90 do século passado.
O principal objectivo desta secção centra-se, assim, na tentativa de descrever e caracterizar, o mais rigorosamente possível, cada uma daquelas revistas, dando a conhecer os conteúdos temáticos abordados por cada uma delas, complementando essa informação com a respectiva ficha técnica, acompanhada de fotos das capas e contracapas de alguns exemplares dessas revistas. Procuraremos, pois, catalogar as revistas desportivas que constituíram, numa determinada época, uma importante referência para as gerações de leitores que, com elas, tiveram o prazer de contactar e conviver ao longo dos anos. Não podemos também esquecer que, independentemente do maior ou menor "tempo de vida" que tiveram ou do maior ou menor sucesso alcançado, estas publicações não deixaram, ainda assim, de ter, em maior ou menor grau, a sua importância na história da imprensa desportiva da época.
Por exemplo, quem não se recorda, com saudade, das seguintes revistas dos anos 60, 70, 80 e 90: "Ídolos do Desporto", "Selecções Desportivas", "Panorama Desportivo", "Golo - O desporto em revista", "Equipa - Revista semanal da imagem e da palavra", "Foot" e "Bola Magazine", entre outras?

Nenhum comentário: