DIMENSÕES APROXIMADAS (cm): 11,5 (largura) x 16 (altura); formato inferior ao A5.
COR: capa, contra-capa e páginas interiores sem cor.
NÚMERO DE PÁGINAS: 32 páginas.
PREÇO: 1$50 (1ª e 2ª séries); 2$00 (3ª série); 2$50 (4ª e 5ª séries); 3$00 (6ª e 7ª séries).
DIRECTOR: E. Carradinha.
EDITOR: E. Carradinha (da 2ª à 7ª série).
EDIÇÃO: SET - Sociedade Editorial "O Trabalhador" (1ª série).
PROPRIEDADE E DISTRIBUIÇÃO: Editorial Organizações, Lda.
A colecção "Ídolos do Desporto" foi uma das melhores revistas desportivas, dentro do género biográfico, editadas em Portugal. Tratava-se de uma revista que, tal como o próprio nome da colecção sugere, se debruçava sobre a vida e a carreira de grandes desportistas portugueses e não só, com especial relevo e destaque para os jogadores de futebol, os quais, foram, durante aqueles anos, autênticos "ídolos" para os adeptos e amantes do desporto-rei.
A revista era profusamente ilustrada e descrevia factos biográficos e curiosidades respeitantes, não apenas a futebolistas, mas também a atletas e desportistas de outras modalidades, das quais se destacam, sobretudo, o hóquei em patins, o ciclismo e o atletismo.
Esta revista também dedicou alguns dos seus números a jogadores estrangeiros famosos, tais como, o brasileiro Pelé, o argentino Di Stefano, o francês Kopa, os húngaros Puskas e Kubala e os espanhóis Gento e Suarez, os quais, naquela época, juntamente com Eusébio, eram os melhores jogadores do Mundo.
Durante a sua longa existência de 16 anos (entre 1956 e 1972, interrompidos por um ano ou dois, na transição de cada série), esta colecção incluiu 7 séries (com um número de exemplares variável de série para série).
2 comentários:
tambem tenho umas quantas revistas dos idolos do desporto, sensacional.
Tenho disponiveis todas as edições de todas as fases (da 1ª à 7ª)
Postar um comentário