segunda-feira, 31 de agosto de 2009

GIMONDI, Felice (Itália, Ciclismo)

Felice Gimondi, nascido a 29 de Setembro de 1942, em Sedina, na Itália, foi um dos maiores ciclistas italianos de todos os tempos, tendo-se tornado no 1º e único italiano até hoje a vencer as 3 mais importantes corridas do ciclismo mundial (Tour, Giro e Vuelta).
Com efeito, Gimondi venceu a Volta à França em 1965, venceu 3 vezes a Volta à Itália, em 1967, 1969 e 1976, e venceu a Volta à Espanha em 1968.
Além destas conquistas, Gimondi sagrou-se ainda Campeão do Mundo de Estrada, em 1973, em Montjuich (Barcelona), prova na qual conseguiu obter mais duas presenças no pódio, sendo 2º em 1971 e 3º em 1970.
Felice Gimondi, digno sucessor de Fausto Coppi de entre os grandes ciclistas italianos de sempre, era um ciclista completo, bom em todos os tipos de terreno, tendo sido um adversário de respeito do ciclista belga Eddy Merckx, durante as décadas de 60 e 70.
O ano de estreia de Gimondi como profissional, em 1965, foi, de facto, fantástico, pois o ciclista italiano venceu logo o Tour, com apenas 22 anos. Nos anos seguintes, Gimondi confirmou todas as suas capacidades e qualidades de grande ciclista, continuando a obter importantes triunfos, destacando-se, para além dos atrás referidos, as vitórias na Volta à Lombardia e nas clássicas Paris-Roubaix, Milão-São Remo e Paris-Bruxelas.
Felice Gimondi retirou-se do ciclismo em 1978, ao fim de 14 anos de carreira, durante a qual, conquistou todas as principais competições velocipédicas mundiais, fazendo parte do grupo restrito de 5 ciclistas a vencerem as 3 grandes voltas (ele próprio; o espanhol Alberto Contador; o francês Jacques Anquetil; o belga Eddy Merckx; o francês Bernard Hinault).
Com este palmarés tão rico, Gimondi entrou, com toda a justiça, na galeria dos melhores ciclistas mundiais do século XX.

Um comentário:

Rui Lança disse...

Descobrei o seu site apenas hoje, pena. Dou os parabéns pelo excelente blog, um serviço quase!

Um pouco diferente, mas deixo aqui a minha morada se quiser dar uma visita por lá.

Cumprimentos

http://coachdocoach.blogspot.com/