quarta-feira, 24 de junho de 2009

FOREMAN, George (EUA, Boxe)

George Foreman, nascido a 10 de Janeiro de 1949, em Marshall, no Texas (EUA), foi um dos maiores pugilistas norte-americanos de todos os tempos e um dos melhores de sempre da história do boxe mundial.
Quando em 1968, nos Jogos Olímpicos realizados na Cidade do México, Foreman conquistou a medalha de ouro na categoria de peso pesado (+ 81 kg), este era, ainda, aos 19 anos, um pugilista inexperiente. Contudo, este triunfo iria constituir a sua última vitória como amador, já que, no final desse ano de 1968, após a obtenção de 22 vitórias em 26 combates, Foreman abraçou o profissionalismo.
Cinco anos mais tarde, em 1973, Foreman, então já um pugilista maduro, conquista o título mundial profissional de pesados, ao derrotar o compatriota Joe Frazier, precisamente o homem a quem sucedera como campeão olímpico, em 1968. A seguir, Foreman defendeu com sucesso o seu título, perante pugilistas como Cassius Clay e Ken Norton.
Até que, em 30 de Outubro de 1974, em Kinshasa, capital do ex-Zaire, realiza-se um dos mais célebres combates da história do pugilismo mundial, no qual George Foreman é derrotado por Cassius Clay, então já com o nome de Mohamed Ali.
Passados alguns anos, em 1978, Foreman abandona o boxe, tornando-se num pastor evangélico, empenhado em melhorar a vida de muitos jovens pobres dos Estados Unidos. Porém, como a sua confissão religiosa padecia de falta de fundos, Foreman viu-se obrigado a voltar aos combates em 1987, já com 38 anos, tendo em vista a angariação de dinheiro para obras de beneficência.
Apesar de ter sido desaconselhado, por médicos e amigos, a fazê-lo, Foreman foi, de facto, protagonista de um regresso espectacular ao boxe, ultrapassando as expectativas mais optimistas e tudo aquilo que se poderia prever à partida.
Na verdade, Foreman voltou a ser campeão mundial de peso pesado em 1994, 20 anos depois do seu último título, entretanto perdido para Cassius Clay, em 1974. Para tal, derrotou o também norte-americano Michael Moorer, ganhando fama e dinheiro como nunca tinha conseguido antes e passando, inclusivamente, a partilhar o estatuto de desportista mais simpático e popular dos Estados Unidos, juntamente com o basquetebolista "Magic" Johnson.
George Foreman defendeu o seu título até 22 de Novembro de 1997, data em que foi derrotado pelo compatriota Shannon Briggs. Só então, já com 48 anos, Foreman abandonou definitivamente o boxe, ficando na história da modalidade como protagonista de um dos mais espectaculares comebacks do desporto mundial.
Com efeito, após ter sido "Rei" da categoria de pesados no início dos anos 70, Foreman logrou recuperar esse estatuto em meados dos anos 90, quando era, então, um pacato pastor evangélico a caminho dos 45 anos!

Nenhum comentário: