quinta-feira, 18 de junho de 2009

FONTAINE, Just (França, Futebol)

Just Fontaine, nascido a 18 de Agosto de 1933, em Marraquexe (Marrocos), foi um dos melhores jogadores franceses de todos os tempos e um dos grandes avançados europeus da década de 50.
Juntamente com Raymond Kopa, Michel Platini e Zinedine Zidane, Fontaine é um dos mais conceituados futebolistas franceses de sempre, sendo detentor, até hoje, do recorde de golos marcados numa só edição de um Campeonato do Mundo de Futebol.
Com efeito, Fontaine marcou 13 (!) golos no "Mundial" de 1958, realizado na Suécia, recorde este que já perdura há mais de 50 anos, não se perspectivando grandes hipóteses de vir a ser batido nos tempos mais próximos.
Foi no Norte de África, em Marrocos, que Fontaine deu os primeiros passos no futebol, ao serviço do AC Marraquexe e, depois, no USM Casablanca.
Na década de 50, Raymond Kopa era a grande figura do futebol francês, o que levou o Real Madrid a contratá-lo em 1956. Foi precisamente para colmatar a vaga deixada em aberto por Kopa que o Stade de Reims decidiu recrutar o avançado Just Fontaine ao Nice.
Ao serviço do Nice, Fontaine tinha vencido a Taça de França, em 1954 e tinha sido Campeão de França, em 1956.
Logo no seu ano de estreia no Stade de Reims, em 1958, Fontaine alcançou a "dobradinha" (campeonato e taça), à qual se juntou a conquista do troféu de melhor marcador do campeonato francês e da "Bota de Ouro", troféu destinado a premiar o melhor marcador dos campeonatos europeus (34 golos). Na verdade, 1958 foi o "ano de ouro" da carreira de Fontaine, vencendo praticamente todos os títulos, quer a nível colectivo, quer a nível individual.
Ainda em 1958, Fontaine foi um dos jogadores convocados da Selecção de França que iria estar presente no Campeonato do Mundo da Suécia. À partida, estava-lhe reservado o lugar de suplente do seu colega de equipa René Bliard, mas como este se lesionou antes do início da prova, Fontaine ganhou um lugar entre os onze eleitos, tendo sido titular nos 6 jogos que a França disputou.
No jogo da meia-final, frente à poderosa Selecção do Brasil, a França perdeu por 5-2, tendo Fontaine marcado um golo, o 9º da competição.
No jogo para atribuição dos 3º e 4º lugares, a França derrotou a RFA (República Federal Alemã) por 6-3, tendo Fontaine apontado 4 golos. A França alcançava, assim, um honroso 3º lugar e Fontaine chegava à fantástica marca dos 13 golos.
Dois anos depois, as expectativas eram as maiores, pois Kopa regressava ao Stade de Reims e o clube passava a contar com as duas grandes figuras do futebol francês.
Fontaine voltou a sagrar-se Campeão de França pelo Stade Reims por mais duas vezes, nas épocas de 1959/60 e 1961/62. Em 1960, voltou a ser o melhor marcador do campeonato francês, com 28 golos.
Porém, já no decorrer daquela última época, ainda em 1961, Fontaine, então com apenas 28 anos, sofre, pela 2ª vez, uma dupla fractura na mesma perna, terminando logo aí, de forma brusca, inesperada e cruel, uma carreira que estava a ser bastante promissora.
Por força deste abandono prematuro do futebol, Fontaine apenas realizou 21 jogos pela França, tendo, no entanto, marcado 27 golos, o que dá uma excelente média de 1,3 golos por jogo.
Durante a sua curta mas rica carreira, na qual foi 4 vezes Campeão de França, venceu duas Taças de França, foi duas vezes o melhor marcador do campeonato francês e "Bota de Ouro" europeu, Fontaine realizou um total de 213 jogos, tendo marcado 200 golos. Muitos mais golos poderia ter marcado, não fosse o tremendo azar que lhe bateu à porta e que o fez terminar mais cedo uma carreira que poderia ter sido ainda mais brilhante.

Nenhum comentário: