sábado, 4 de julho de 2009

FRASER, Dawn (Austrália, Natação)

Dawn Fraser, nascida a 4 de Setembro de 1937, em Sydney, na Austrália, foi a maior nadadora australiana de todos os tempos e uma das melhores de sempre da história da natação mundial.
Dawn Fraser ficou na História dos Jogos Olímpicos ao tornar-se no único nadador, tanto masculino, como feminino, a ganhar a mesma prova individual 3 vezes, recorde que ainda hoje permanece.
Com efeito, Fraser conquistou a medalha de ouro na prova de 100 metros livres em 3 edições consecutivas dos Jogos Olímpicos: Melbourne, em 1956; Roma, em 1960; Tóquio, em 1964.
Em Outubro de 1962, Fraser tornou-se igualmente na primeira mulher a nadar os 100 metros livres em menos de 1 minuto. Em Fevereiro de 1964 retirou um segundo ao recorde mundial daquela especialidade, demonstrando que estava preparada para conquistar, nos Jogos de Tóquio, a sua 3ª medalha de ouro consecutiva naquela distância, facto que se veio a verificar.
No entanto, ainda antes do início dos Jogos Olímpicos, em Março de 1964, Fraser viveu um acontecimento trágico que marcaria a sua vida para sempre.
De facto, quando Fraser conduzia um automóvel, levando consigo mais 3 pessoas (a mãe, uma irmã e um amigo), a certa altura perdeu o controlo da viatura, embatendo violentamente contra um camião. Deste acidente, resultou a morte da sua mãe, tendo a sua irmã ficado bastante ferida e a própria Fraser teve de ser hospitalizada, ficando, durante 6 semanas, com um colar de plástico no pescoço.
Sete semanas depois do desastre, Fraser integrou, pela 3ª vez, a selecção olímpica australiana, revelando uma grande força anímica. Mas poucos eram os que acreditavam na possibilidade de uma mulher de 27 anos repetir as vitórias anteriores.
Depois de ter batido o recorde olímpico na eliminatória que precedeu a final, Fraser sentiu grandes dificuldades para vencer, na prova decisiva, a forte nadadora norte-americana Sharon Stouder, de apenas 15 anos. Todavia, durante os últimos 30 metros, Fraser, fazendo uso do seu espírito indomável, encontrou forças não se sabe onde e obteve um triunfo histórico, baixando ainda mais o máximo olímpico para 59,5 segundos.
Para além das 3 medalhas de ouro conquistadas nos 100 metros livres, Fraser alcançou ainda mais 3 medalhas: uma de ouro na estafeta de 4x100 metros livres e outra de prata na prova de 400 metros livres, nos Jogos Olímpicos de Melbourne, em 1956; uma de prata na estafeta de 4x100 metros livres, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964. Assim, Fraser conquistou um total de 6 medalhas em Jogos Olímpicos.
Ao longo da sua carreira, Dawn Fraser bateu também 27 recordes mundiais em provas individuais. Muito naturalmente, conquistou o estatuto de heroína australiana, sendo considerada a maior atleta australiana de sempre. Em 1988, a principal piscina de Sydney foi justamente baptizada com o seu nome.

Um comentário:

El Abuelo disse...

Hola. Muy buen blog, te felicito. Sigue adelante. Visita el mío y deja tu coment para saber lo que opinas. Tu opinión es importante porque nos ayuda a mejorar nuestra calidad. Muchas gracias y esta es la página:

www.unidosporeldeporte.blogspot.com

Saludos