quinta-feira, 28 de agosto de 2008

BECKER, Boris (Alemanha, Ténis)

Boris Franz Becker, nascido em Liemen, na Alemanha, a 22 de Novembro de 1967, foi o maior tenista alemão de todos os tempos e um dos melhores do mundo, sobretudo, no piso relvado de Wimbledon, torneio no qual ganhou fama mundial e onde se tornou num dos grandes campeões da história do mítico torneio londrino.
O sensacional e inesperado triunfo de Becker na edição de 1985 do torneio de Wimbledon ficou a assinalar três surpreendentes recordes: 1º-tornou-se no mais jovem campeão do quadro de singulares masculinos, com apenas 17 anos e 227 dias; 2º-tornou-se no primeiro jogador não cabeça-de-série a chegar ao título; 3º-foi o primeiro tenista alemão a vencer em Wimbledon.
Daí em diante, Wimbledon passou a ser conhecido como o "jardim" de Boris Boom-Boom, alcunha criada em virtude do seu potente serviço e da sua extraordinária atitude ofensiva naquele piso rápido de relva. Becker voltaria a vencer em mais duas ocasiões (1986 e 1989)aquela que é considerada a mais famosa prova do Grand Slam. Seria ainda finalista vencido por quatro vezes (1988, 1990, 1991 e 1995), o que dá, ao tenista alemão, um total de sete presenças na final de Wimbledon, sendo que, de 1985 a 1991 só falhou a presença na final de 1987!
Em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, Boris Becker conquista a medalha de ouro para a Alemanha, juntamente com o seu compatriota Michael Stich, na prova de ténis em pares masculinos.
Pouco tempo depois de conquistar o Open da Austrália, em 1996, Becker surge como número um mundial, embora por pouco tempo, pois a partir daí a sua carreira entra em declínio, vindo a anunciar, inclusivamente, a sua retirada do circuito profissional no final de 1997. Acabaria por regressar em 1999, mas fê-lo de forma rápida e discreta, pois a seguir à derrota nos oitavos-de-final de Wimbledon desse ano, despede-se em definitivo do ténis profissional.
Para além de ter vencido 3 vezes o torneio de Wimbledon, Becker venceu ainda duas vezes o Open da Austrália (1991 e 1996) e uma vez o Open dos Estados Unidos (1989), perfazendo, assim, um total de 6 torneios do Grand Slam conquistados.
Na bonita carreira de Boris Becker, só ficou a faltar a conquista do torneio de Roland Garros, torneio no qual o tenista alemão nunca mostrou grande apetência ou capacidade para vencer, sobretudo, dadas as características do piso lento de terra batida deste torneio parisiense, o qual não era, de facto, a especialidade de Boris Boom-Boom.

Nenhum comentário: