sexta-feira, 1 de agosto de 2008

ANDRIANOV, Nikolai (ex-URSS, Ginástica)

Nikolai Andrianov, nascido a 19 de Outubro de 1952, foi um dos maiores ginastas de todos os tempos e um dos mais completos de sempre. Este atleta soviético é, ainda hoje, o homem que mais medalhas conquistou em Jogos Olímpicos. Com efeito, Andrianov conquistou um total de 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze) em 3 edições dos Jogos Olímpicos em que participou. Neste aspecto, apenas é ultrapassado pela também ginasta soviética, Larysa Latynina, que conquistou um total de 18 medalhas olímpicas, detendo o recorde de medalhas ganhas por um atleta em Jogos Olímpicos.
Ao longo da sua notável carreira, Andrianov destacou-se, sobretudo, em duas especialidades, nas quais era, de facto, brilhante: exercícios no solo e salto de cavalo.
Das 15 medalhas conquistadas por Andrianov em Jogos Olímpicos, 6 delas foram de ouro: uma obtida nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972 (exercícios no solo), quatro nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976 (salto de cavalo, argolas, exercícios no solo e concurso completo individual) e outra nos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980 (salto de cavalo).
De resto, o ano de 1976 seria o melhor ano da carreira de Andrianov, aquele em que se apresentou na sua melhor forma de sempre, conquistando 7 medalhas nos Jogos Olímpicos de Montreal, 4 delas de ouro.

Nenhum comentário: