terça-feira, 26 de agosto de 2008

BEAMON, Bob (EUA, Atletismo)

Bob Beamon, nascido nos EUA, a 16 de Agosto de 1946, foi o famoso protagonista de uma das maiores proezas atléticas de sempre, ao atingir a distância de 8,90 m no salto em comprimento.
Com efeito, a 18 de Outubro de 1968, durante os Jogos Olímpicos do México, teve lugar um dos maiores feitos desportivos de todos os tempos. No 1º ensaio da final do concurso do salto em comprimento, Beamon fez, de facto, aquilo a que se poderia chamar um salto perfeito, batendo o anterior recorde mundial por mais de meio metro, mais precisamente por 55 cm!
Desde logo, a distância de 8,90 m foi unanimemente considerada, pelos especialistas da modalidade, um resultado verdadeiramente histórico, sendo mesmo apelidado de "o resultado do século", o qual se dizia que chegaria ao século XXI!
Tal porém não se veio a verificar. Contudo, só passados 23 anos, mais concretamente, a 30 de Agosto de 1991, é que aquele máximo mundial foi batido. O autor da proeza seria uma vez mais um atleta norte-americano, Mike Powell, o qual, nos Campeonatos do Mundo de Atletismo, em Tóquio, saltaria 8,95 m, melhorando, assim, em 5 cm o anterior recorde de Bob Beamon.
Ainda a propósito do fabuloso salto de Beamon, deve-se, no entanto, dizer que as coisas não começaram por correr nada bem ao atleta norte-americano, isto apesar deste ser o grande favorito ao triunfo, uma vez que, nesse ano de 1968, tinha vencido 22 das 23 competições em que participara.
Na verdade, na qualificação para a final do salto em comprimento, Beamon esteve quase a comprometer o sucesso, ao transformar em saltos nulos os dois primeiros dos três ensaios de que dispunha para confirmar o apuramento para a final. Foi, aliás, um adversário seu, também norte-americano, Ralph Boston, quem o tranquilizou para a última tentativa, na qual viria, de facto, a garantir a entrada na final sem grandes problemas.
A seguir, é o que já todos sabemos. Logo no 1º ensaio, Beamon saltou a distância espantosa de 8,90 m, arrumando, desde logo, com toda a concorrência. Ainda voltaria ao concurso para fazer mais um salto, a 8,04 m, prescindindo das outras quatro tentativas que ainda lhe restavam. No final da competição, Bob Beamon não conseguiu disfarçar toda a emoção que lhe ia na alma, parecendo não acreditar que tinha acabado de obter o resultado mais extraordinário da história do atletismo até então.

Nenhum comentário: