segunda-feira, 11 de agosto de 2008

ANQUETIL, Jacques (França, Ciclismo)

Jacques Anquetil, nascido na Normandia a 8 de Janeiro de 1934 e falecido a 18 de Novembro de 1987, foi, a par de Bernard Hinault, o maior ciclista francês de todos os tempos e, indiscutivelmente, um dos melhores do mundo.
Com efeito, Anquetil foi o primeiro grande corredor e campeão do ciclismo mundial, tendo sido o primeiro ciclista a conseguir o triunfo nas três grandes voltas velocipédicas: Tour (França), Giro (Itália) e Vuelta (Espanha), para além de também ter sido o primeiro a vencer por 5 vezes a Volta à França (com 4 triunfos consecutivos); mais tarde, também o belga Eddy Merckx, o francês Bernard Hinault, o espanhol Miguel Indurain e o americano Lance Armstrong igualariam esse feito, com este último a superar os demais e a atingir mesmo o recorde de 7 triunfos consecutivos.
A primeira metade da década de 60 foi o período áureo da carreira de Jacques Anquetil e aquele onde o ciclista francês alcançou as maiores vitórias. Senão vejamos: venceu o Tour em 1957, 1961, 1962, 1963 e 1964, o Giro em 1960 e 1964, a Vuelta em 1963 e o Dauphiné Liberé e o Bordéus-Paris, ambos em 1965, entre outros triunfos.
Para além de outras qualidades, Anquetil foi, acima de tudo, um excelente rolador e um contra-relogista sensacional, característica esta que lhe valeu, aliás, a alcunha de "monsieur crono", precisamente porque era um corredor notável na "luta contra o cronómetro". Assim, não é de estranhar que tenha fixado, por duas vezes, recordes mundiais da hora: em 1956, com 46,159 km e em 1967, com 47,493 km.
Anquetil era igualmente um corredor de temperamento frio, sereno, inteligente e calculista. Era um ciclista completo, embora tivesse o seu ponto menos forte na montanha, sendo apenas um razoável trepador. Porém, compensava largamente esta menor capacidade com as características ímpares que faziam dele um rolador altamente competitivo e um fantástico contra-relogista, verdadeiramente insuperável nos contra-relógios.
No início da sua carreira, Anquetil conquistaria também uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Helsínquia, em 1952, integrado na selecção de França que obteve o 3º lugar no contra-relógio por equipas.
Pode-se dizer que, ao longo da sua brilhante carreira, só faltou a Anquetil a vitória no Campeonato do Mundo de Estrada, pois de resto ganhou todas as grandes provas velocipédicas do seu tempo. Na verdade, seria exautivo estar a enumerar todas as vitórias que conquistou ao longo da sua fabulosa carreira, contudo devem-se destacar do seu rico "palmarés", as, já anteriormente referidas, 5 vitórias na Volta à França, duas vitórias na Volta à Itália e uma vitória na Volta à Espanha.
Jacques Anquetil abandonaria o ciclismo em 1969, então já com 35 anos, e ao fim de 18 anos de uma notável carreira. Como reconhecimento pelos bons serviços prestados ao seu país, seria agraciado, pelo Estado Francês, com as distinções de "Cavaleiro da Legião de Honra" e de "Mérito Nacional". Viria a falecer em 1987 com apenas 53 anos de idade.

Nenhum comentário: