quarta-feira, 19 de março de 2008

Selecções Desportivas (2ª fase)

NUMERAÇÃO E DATA DE PUBLICAÇÃO: nº1 (Outubro de 1977) ao nº27 (Agosto de 1982).

PERIODICIDADE: Mensal e, mais tarde, trimestral (do nº23 ao nº27).

DIMENSÕES APROXIMADAS (cm): 12 (largura) x 16,6 (altura); mais tarde, 14,5 x 20,6 (formato A5).

COR: capa e contra-capa a cores; páginas interiores a preto e branco.

NÚMERO DE PÁGINAS: 36 páginas e, a seguir, 32 páginas.

PREÇO: 12$50 e, a seguir, variou desde os 15$00 até aos 35$00.

DIRECTOR: Henrique Parreirão.

EDIÇÃO: Produções Literárias Apolo, Lda.

DISTRIBUIÇÃO: Agência Portuguesa de Revistas e, a seguir, Electroliber, Lda (a partir do nº10, inclusive, até ao fim).


Aproximadamente ao fim de um ano de vida da revista "Ídolos do Desporto", surge, em 1977, a revista "Selecções Desportivas", com um formato e conteúdos muito semelhantes ao daquela publicação, ou não fosse Henrique Parreirão o fundador, director, dinamizador e entusiasta destas duas revistas.

Por este facto, facilmente se compreende que uma publicação não pretendia ser alternativa ou concorrente da outra, antes pelo contrário, ambas se complementavam, pois, enquanto a primeira se dedicava especificamente aos aspectos biográficos (vida e carreira) de atletas e desportistas, sobretudo futebolistas, do desporto nacional, a segunda dedicava-se, de uma forma mais vasta e variada, à actualidade desportiva nacional e internacional, aos acontecimentos e figuras (nacionais e estrangeiras) de maior projecção e popularidade do mundo do desporto, debruçando-se ainda sobre o historial de clubes, selecções, equipas, jogadores, competições, resultados e estatísticas relacionadas, sobretudo, com o futebol português.

Esta publicação continha diversas fotos e abordava uma grande variedade de assuntos, incluindo análises/comentários, entrevistas, inquéritos, testes-passatempos em redor de figuras e acontecimentos relevantes do desporto português e mundial. A revista incluiu, em vários números, suplementos separáveis nas páginas centrais, sobre a vida de grandes "Ases" do desporto português e sobre o historial de grandes competições desportivas nacionais e internacionais.

Na contra-capa da revista começou por sair uma colecção de fichas intitulada "Equipas", precisamente, com as equipas que fizeram parte das principais selecções portuguesas de futebol, ao longo dos tempos. Mais tarde, a partir do nº24 e até ao fim da publicação, saíram "fichas/cromos biográficas" (para recortar e coleccionar) sobre grandes figuras do desporto (português e mundial), cuja colecção, aliás, já tinha sido iniciada na revista "Ídolos do Desporto" e que continuava, a partir daquele número, na revista "Selecções Desportivas".

Ao fim de quase 5 anos de publicação e, à semelhança do ocorrido pela mesma altura, com a revista "Ídolos do Desporto" (2ª fase), também a revista "Selecções Desportivas" terminava a sua existência, deixando saudades e criando um certo "vazio" nas publicações desportivas da época, situação essa que, nos primeiros tempos, não foi fácil de colmatar.

Nenhum comentário: