quarta-feira, 26 de março de 2008

Caderneta "Futebol 85" (Agência Portuguesa de Revistas)

Em 1984, a Agência Portuguesa de Revistas, em colaboração com a revista mensal "Ídolos do Desporto" (3ª fase: nova série), editou uma colecção de cromos de jogadores de futebol intitulada "Futebol 85".
Esta colecção era constituída por 192 cromos representativos de 11 jogadores e emblema das 16 equipas que disputaram o Campeonato Nacional de Futebol (1ª Divisão) referente à época futebolística de 1984/85. A caderneta (formato: 23,5 cm x 27 cm) era composta por 16 páginas, sendo que cada página trazia 12 cromos de cada equipa.
Como curiosidade, refira-se que os 192 cromos desta colecção não saíram, como era habitual, em saquetas/carteiras, tendo antes sido publicados em 5 exemplares da revista "Ídolos do Desporto". Os cromos tinham que ser previamente recortados, das folhas onde vinham dispostos, pelo tracejado e depois colados apenas na parte de cima (até ao pontuado assinalado no verso do cromo), no respectivo espaço da caderneta reservado ao número do cromo. Tudo isto para que se pudesse levantar ligeiramente o cromo e ler, no seu verso, alguns dados biográficos respeitantes ao jogador em causa.
Cada cromo (formato: 5 cm x 7 cm) reproduzia a foto a cores, nem sempre de boa qualidade, do respectivo jogador, a maioria deles em meio corpo, mas alguns (poucos) cromos traziam uma foto da cara ligeiramente mais ampliada. Refira-se ainda que alguns cromos traziam incorrecções, uma vez que o nome que vinha escrito no cromo não correspondia ao jogador da foto.
As 16 equipas que vinham representadas na caderneta eram as seguintes: Sport Lisboa e Benfica (campeão em título), Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, Sporting Clube de Braga, Vitória Futebol Clube (de Setúbal), Vitória Sport Clube (de Guimarães), Boavista Futebol Clube, Varzim Sport Clube, Rio Ave Futebol Clube, Portimonense Sport Clube, Sport Comércio e Salgueiros, Sporting Clube Farense, Futebol Clube de Penafiel, Clube de Futebol Os Belenenses, Futebol Clube de Vizela, Associação Académica de Coimbra.
A título de curiosidade, refira-se que, no final dessa época de 1984/85, o F.C. Porto sagrar-se-ia campeão nacional, sob o comando de Artur Jorge, tendo o Benfica, orientado pelo húngaro Pal Csernai, conquistado a Taça de Portugal, derrotando, precisamente, o F.C. Porto, por 3-1 (golos de Nunes e Manniche(2), para o Benfica e de Futre, para o F.C. Porto), na final disputada no Estádio Nacional (no Jamor), impedindo, assim, a equipa portista de alcançar a "dobradinha".

Nenhum comentário: