quinta-feira, 13 de março de 2008

Ídolos do Desporto (3ª fase)

NUMERAÇÃO E DATA DE PUBLICAÇÃO: nova série - nº1 (Junho de 1983) ao nº18 (Julho de 1986).
PERIODICIDADE: irregular, pois embora a revista fosse mensal, houve meses em que esta não se publicou.
DIMENSÕES APROXIMADAS (cm): 16,3 (largura) x 23,6 (altura).
COR: capa e contra-capa a cores; páginas interiores a preto e branco e com algumas fotos a cores.
NÚMERO DE PÁGINAS: variou entre as 32 e as 48 páginas.
PREÇO: 40$00 e, a seguir, 50$00.
DIRECTOR: Henrique Parreirão.
EDITOR: Henrique Parreirão.
DISTRIBUIÇÃO: Agência Portuguesa de Revistas.
PROPRIEDADE: Aguiar & Dias, Lda.




A 3ª e última fase da revista manteve o mesmo tipo de conteúdos que já vinham da fase anterior, continuando, assim, a retratar a vida e a carreira dos grandes atletas e ídolos do desporto nacional, com especial destaque, uma vez mais, para as figuras de maior relevo do futebol português, não apenas do presente, mas também do passado. No entanto, à semelhança do que já se tinha verificado na 2ª fase, também nesta só esporadicamente a revista se debruçou sobre atletas de outras modalidades, havendo a referir apenas os casos pontuais de figuras ligadas ao atletismo, ciclismo e fórmula 1.

A revista continha inúmeras fotos, algumas delas a cores, incluindo ainda, na maioria dos números, posters, também a cores, de equipas portuguesas de clube e de selecção, quer nas páginas centrais, quer na contra-capa.

Nesta fase da revista surgiu uma colecção de cromos intitulada "Futebol-85" (alusiva precisamente à época futebolística de 1984/85), editada pela Agência Portuguesa de Revistas, tendo a colecção completa sido publicada em 5 números da revista (nº6, nº7, nº8, nº9 e nº10): nos nº6 e 7 saíram 17 cromos por exemplar; no nº8 saíram 53 cromos; nos nº9 e 10 saíram 54 cromos por exemplar. Em cada um daqueles 5 números, os cromos vinham dispostos em folhas nas páginas centrais, os quais se tinham que recortar e colar na respectiva caderneta que era também oferecida pela revista. A título de curiosidade, refira-se que a colecção era constituída por 192 cromos, os quais se distribuíam por 16 equipas, através de 1 cromo com o emblema e 11 cromos com os jogadores titulares das respectivas equipas.

Ao longo de vários números da revista foi ainda introduzida uma secção fixa denominada "História da Selecção Portuguesa de Futebol" da autoria do próprio Director da revista, o jornalista Henrique Parreirão. Como o próprio nome da secção sugeria, esta pretendia dar a conhecer as fichas de todos os jogos (constituição das equipas, marcadores dos golos, datas, locais, árbitros, etc.) realizados pela Selecção Nacional ao longo das várias décadas de actividade, assim como algumas curiosidade a respeito da "equipa de todos nós", nome por que ficou conhecida a Selecção Portuguesa, baptizada com aquela denominação, por esse grande jornalista desportivo que foi Ricardo Ornellas.

Esta última fase da revista durou apenas 3 anos (entre 1983 e 1986), tendo o último número sido publicado em Julho de 1986, coincidindo com a presença infeliz da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo de Futebol - México 86.

A revista "Ídolos do Desporto" foi uma das publicações desportivas mais populares do seu tempo, tendo tido bastante aceitação e receptividade junto, sobretudo, do público mais jovem e, em geral, dos amantes do desporto e do futebol, em particular. Hoje em dia, esta colecção continua a ser recordada com saudade e nostalgia, sendo considerada uma das melhores publicações desportivas, dentro do género biográfico, publicadas em Portugal.

Nenhum comentário: