terça-feira, 14 de julho de 2009

FRAZIER, Joe (EUA, Boxe)

Joseph Frazier, nascido a 12 de Janeiro de 1944, em Beaufort (EUA), foi um dos maiores pugilistas norte-americanos de todos os tempos e um dos melhores "pesos pesados" da história da modalidade.
Joe Frazier formou com Cassius Clay (mais tarde, Muhamed Ali) e George Foreman o grande triunvirato dos maiores "pesos pesados" da História do pugilismo mundial das décadas de 60 e 70. Estas 3 lendas do boxe têm, ainda, em comum o facto de terem sido Campeões Olímpicos na mesma categoria (+ 81 kg) em 3 edições consecutivas dos Jogos (Cassius Clay em Roma-1960, Joe Frazier em Tóquio-1964 e George Foreman na Cidade do México-1968).
Alguns anos mais tarde, já integrados no boxe profissional, as carreiras dos 3 pugilistas norte-americanos cruzaram-se várias vezes através de combates épicos que decidiram a atribuição do respectivo título de Campeão do Mundo, o qual foi passando de uns para os outros.
Para a história da modalidade, ficam os combates travados, no início dos anos 70, entre Joe Frazier e Muhamed Ali, sobretudo aquele que, ainda hoje, é considerado o "combate do século", o qual teve lugar em Nova Iorque, no Madison Square Garden, a 8 de Março de 1971. Neste combate, Joe Frazier levou Muhamed Ali ao tapete (ver foto em cima: Frazier de costas), constituindo a primeira derrota da carreira de Ali por decisão unânime dos árbitros.
Joe Frazier sucedeu a Muhamed Ali no trono do boxe mundial, mantendo o respectivo ceptro entre Março de 1968 e Janeiro de 1972.
Os dois pugilistas voltaram a defrontar-se em 1975, em Manila, naquela que foi a última tentativa de Frazier para recuperar o ceptro mundial que entretanto tinha perdido, em 1973, para George Foreman. Porém, desta vez, Muhamed Ali, a atravessar a fase mais sólida da sua longa carreira, não deu hipóteses a Joe Frazier, conseguindo desforrar-se deste, ao triunfar por KO técnico ao 15º assalto.
Terminava, assim, a carreira deste grande pugilista norte-americano, o qual marcou uma era no panorama do boxe mundial durante as décadas de 60 e 70, ficando, para a história, como uma das lendas da modalidade.

Nenhum comentário: