terça-feira, 23 de setembro de 2008

"Derbies" e "Clássicos" entre os "3 grandes"

Esta nova secção será dedicada aos "derbies" e "clássicos" do futebol português que marcaram a História do Campeonato Nacional da 1ª Divisão (actualmente denominado Campeonato da Liga), mais concretamente, no que diz respeito aos jogos em que se defrontam os chamados "3 grandes": Benfica, Sporting e F.C. Porto.
Nesta nova secção apresentarei um balanço histórico, em termos de resultados, e várias curiosidades estatísticas em redor dos eternos "derbies" Benfica-Sporting e Sporting-Benfica e dos "clássicos" Benfica-F.C. Porto, F.C. Porto-Benfica, Sporting-F.C. Porto e F.C. Porto-Sporting, cujos confrontos pertencem à História do Futebol Português e entraram na memória colectiva de várias gerações de adeptos e amantes do "Desporto-Rei" em Portugal.
Juntamente com os dados históricos e estatísticos, os "nomes" e os "números" destes "derbies" e "clássicos", apresentarei sempre uma caricatura, do saudoso e genial artista Francisco Zambujal, ilustrativa e alusiva ao confronto em questão. Na verdade, desde há muitos anos, que sou um grande admirador da arte e do talento que Francisco Zambujal revelou ao longo da sua carreira e, sobretudo, sou um grande apreciador das centenas de caricaturas que este artista desenhou, durante quase 30 anos, nas páginas do jornal A Bola, caricaturas essas que eram, aliás, uma das imagens de marca de A Bola, as quais muito valorizaram e prestigiaram este jornal.
A terminar esta breve apresentação, aproveito a oportunidade para referir que, uma vez que possuo uma vasta e valiosa colecção destas inigualáveis caricaturas, tenho o maior prazer em dá-las a conhecer ou simplesmente recordá-las, a quem já as conhece, e para isso nada melhor do que apresentá-las, enquadrando-as precisamente nos "derbies" e "clássicos" entre os "3 grandes", que Francisco Zambujal tão bem soube retratar, através de um traço claro, rigoroso, imaginativo e fiel dos personagens e artistas da bola.

Nenhum comentário: