Matthew Biondi, nascido em Moraga, na Califórnia (EUA), a 8 de Outubro de 1965, foi provavelmente o melhor nadador da década de 80 e um dos melhores de sempre, sendo o 2º atleta norte-americano com mais medalhas olímpicas conquistadas, num total de 11 (8 de ouro, duas de prata e uma de bronze), sendo apenas superado, curiosamente, pelo também nadador norte-americano, Michael Phelps, com 16 medalhas.
Biondi esteve presente em 3 edições dos Jogos Olímpicos, mais concretamente, em Los Angeles (1984), Seul (1988) e Barcelona (1992), tendo em todas as edições conquistado títulos olímpicos e atingido outros lugares do pódio. Com efeito, entre 1984 e 1992, Biondi subiu 11 vezes ao pódio e, até Julho de 2008, era o mais medalhado atleta norte-americano de todos os tempos, até ser ultrapassado pelo compatriota Phelps.
Matt Biondi atingiu o apogeu da sua carreira em 1988, nos Jogos Olímpicos de Seul, onde conquistou 5 medalhas de ouro. Quatro anos antes, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984), já se tinha estreado com a conquista da medalha de ouro nos 4x100 metros-livres. Para Seul, Biondi tinha como principal objectivo igualar o feito cometido pelo seu compatriota Mark Spitz, que nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, conquistara sensacionalmente 7 títulos olímpicos (entretanto, este recorde foi já ultrapassado, nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), pelo fenómeno Phelps, que conquistou 8(!) medalhas de ouro).
Contudo, Biondi iniciou mal a dificílima tarefa de igualar as 7 medalhas de ouro de Mark Spitz. De facto, nos 200 metros-livres obteve apenas a medalha de bronze e nos 100 metros-mariposa conquistou a medalha de prata; escapavam-se-lhe, assim, as duas primeiras medalhas de ouro. Mas estes dois semi-desaires não afectaram muito Biondi, já que nas provas seguintes, o nadador norte-americano ganhou os 50 e os 100 metros-livres, os 4x100 e 4x200 metros-livres e, ainda, os 4x100 metros-estilos.
Na verdade, o balanço final da participação de Biondi nos Jogos Olímpicos de Seul (1988) foi excelente. Senão vejamos: obteve um máximo olímpico, bateu três recordes mundiais e conquistou 7 medalhas: 5 de ouro, uma de prata e uma bronze; Biondi apenas falhou o ambicioso objectivo de conquistar 7(!) medalhas de ouro.
Matt Biondi voltaria ainda a marcar presença noutra edição dos Jogos, em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, naqueles que viriam a ser os terceiros e últimos jogos da sua brilhante carreira. A assinalar a sua despedida olímpica, Biondi conquista ainda dois títulos nos 4x100 metros-estilos e nos 4x100 metros-livres e a medalha de prata nos 50 metros-livres.
Foi preciso esperar 16 anos, para que voltasse a aparecer outro fantástico nadador norte-americano, Michael Phelps, o qual finalmente conseguiu bater o recorde de Mark Spitz que já durava há 36 anos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário