Ao longo do século XX, o "Século do Desporto" por excelência, existiram atletas que se destacaram, na História do Desporto Mundial, nas mais diversas modalidades, tendo-se consagrado como desportistas de eleição e de craveira ímpar. Ao longo da sua carreira, estes atletas demonstraram ser possuidores de extraordinárias capacidades e aptidões, quer do ponto de vista técnico e táctico-estratégico, quer do ponto de vista físico e psicológico/mental, tendo cometido proezas de vulto, estabelecido recordes, alcançado títulos (individuais e colectivos) e conquistado troféus importantes, por via dos quais atingiram o prestígio e a glória.
As grandes competições e torneios internacionais foram os lugares, por excelência, onde nasceram e se fizeram estes "heróis míticos", os quais, graças às suas façanhas e feitos históricos, lograram atingir o estatuto de "imortalidade" apenas reservado aos eleitos e predestinados, isto é, aos maiores atletas mundiais de todos os tempos. Por estas razões, estes atletas, uma vez terminada a carreira, passaram a pertencer à galeria restrita apenas reservada aos "deuses", àqueles homens e atletas que se tornaram "imortais" e cuja memória perdurará por toda a eternidade.
Vem esta introdução a propósito de uma nova iniciativa que resolvi levar a cabo, a qual consiste no aliciante e fascinante desafio de escolher o meu "panteão dos deuses" ou, se se preferir, a minha "galeria de lendas imortais", por onde desfilarão os grandes "mitos" do desporto mundial.
O critério para esta minha escolha foi rigoroso e exigente, tendo esta contemplado, de facto, os atletas verdadeiramente excepcionais, os "melhores entre os melhores". Espero, pois, que esta escolha dos grandes desportistas mundiais do século XX suscite o maior agrado e satisfação por parte da comunidade de visitantes.
À medida que for seleccionando os nomes dos atletas (com indicação do país de origem e modalidade onde se notabilizaram e atingiram projecção) para cada uma das letras do alfabeto (numa lista de A a Z), irei elaborar uma breve biografia de cada atleta, à semelhança, aliás, do que fiz na anterior iniciativa (eleição do meu "onze ideal").
Nenhum comentário:
Postar um comentário