terça-feira, 15 de julho de 2008

"Benfica: O Voo da Águia"

TÍTULO: Benfica: O Voo da Águia.

SUB-TÍTULO: Álbum 88/89.

AUTORES: Manuel Dias (1934) e Carlos Pinhão (1924-1993).

EDITORA: Edições Asa, 1ª edição; Porto, 1990.

NÚMERO DE PÁGINAS: 160 páginas.

DIMENSÕES (em cm): 21,7 x 33.

GÉNERO: Histórico.

Esta obra, ricamente documentada e profusamente ilustrada, celebra a conquista, pelo Benfica, do 25º Campeonato Nacional da sua rica e longa História, fazendo a retrospectiva, jornada a jornada, do campeonato da época de 1988/89. Cada um dos 38 jogos realizados, ao longo da temporada, pelo Benfica, é acompanhado pela respectiva crónica, assim como pela ficha do jogo e por um breve comentário, ao mesmo, por parte dos treinadores das duas equipas.
Mas não só daquela época vive este livro. Também é feita referência aos episódios e protagonistas do futebol do Benfica do passado, com especial destaque para a figura emblemática de Eusébio, o melhor jogador português de todos os tempos.
Carlos Pinhão (1924-1993), o histórico e carismático jornalista do jornal "A Bola", entre 1955 e 1993, profundo conhecedor da história do futebol português e, em particular, da história do Benfica, é o autor dos dois primeiros capítulos da obra, respectivamente, com os títulos "As Estórias da História do Benfica" e "Na Era de Eusébio, Eusébio é que era".
É também retratada e analisada a conquista, pelo Benfica, da Supertaça "Cândido de Oliveira" relativa à mesma época, disputada em duas mãos, frente ao Belenenses, tendo o Benfica vencido ambos os jogos por 2-0.
A seguir é apresentado o quadro de honra dos melhores marcadores do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de todas as épocas, destacando-se aí a presença dos goleadores benfiquistas que conquistaram a respectiva "Bola de Prata", com especial relevo para o "Rei" Eusébio, o qual se sagrou, por 7 vezes, melhor marcador do campeonato.
O livro faz também referência aos principais factos e protagonistas da época de 1988/89, sublinhando todos aqueles que contribuiram para a conquista do campeonato nacional. Para tal, é apresentada a ficha técnica dos 30 jogadores que fizeram parte do plantel do Benfica, assim como da equipa técnica, dirigentes, médicos, enfermeiros e massagista.
A seguir, é ainda apresentada uma entrevista feita a Toni, o treinador campeão dos encarnados que faz o balanço da época.
O livro termina com um capítulo intitulado "Números que ficam na História", capítulo este destinado a registar toda a Estatística e o balanço, em números, da época de 1988/89.

Um comentário:

Nettwerk van Helsing disse...

Comprei este livro há pouco tempo numa venda num centro comercial... e recomendo. Um item essencial para a bilbioteca de qualquer benfiquista.
5*