sexta-feira, 4 de abril de 2008

"História do Atletismo em Portugal"

TÍTULO: História do Atletismo em Portugal.

AUTOR: Carlos Paula Cardoso.

EDITORA: CTT Correios (Lisboa), Fevereiro de 2001; edição do clube do coleccionador dos correios; colecção Sport.

NÚMERO DE PÁGINAS: 105 páginas.

DIMENSÕES (cm): 16,6 x 23,9.

GÉNERO: Histórico.

O Atletismo é, sem dúvida nenhuma, a modalidade de maior prestígio em Portugal, pois é aquela que tem dado ao nosso país mais títulos internacionais, quer individuais, quer colectivos. Como o próprio título do livro indica, este conta a História do Atletismo em Portugal, uma das modalidades mais populares do desporto nacional, juntamente com o futebol, o hóquei em patins e o ciclismo.
Esta obra passa em revista os grandes atletas, os seu feitos e conquistas que fizeram a história e a glória do atletismo nacional, em Portugal e no estrangeiro, nas principais competições internacionais da modalidade: Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo e da Europa, quer em pista ao ar livre, quer em pista coberta, Campeonatos do Mundo e da Europa de Corta-Mato, Campeonatos do Mundo de Estrada e da Meia-Maratona.
Este livro relata, de uma forma simultaneamente rigorosa e concisa, a história do atletismo português, numa síntese brilhante e amplamente ilustrada, permitindo ao leitor ficar com uma visão geral, mas completa, de mais de 100 anos de uma longa e rica história desta modalidade em Portugal.
O autor deste livro, Carlos Paula Cardoso, é um especialista na matéria e um profundo conhecedor da modalidade, possuindo um invejável currículo, quer como professor universitário e investigador científico (na área da Física), quer como dirigente desportivo. Tem sido também colaborador regular em várias publicações periódicas desportivas (nacionais e estrangeiras), sobretudo, em temas relacionados com o atletismo e tem ainda participado em inúmeras conferências sobre temas desportivos.
Com efeito, Carlos Cardoso é um dos mais destacados dirigentes do atletismo português, cuja competência e dedicação à modalidade o credenciam como alta figura das instâncias do atletismo mundial. A título de curiosidade, indicam-se, a seguir, alguns dos mais importantes cargos desportivos, nacionais e internacionais, que exerceu, a maior parte deles ligados ao atletismo: Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo; Vice-Presidente da Confederação Ibero-Americana de Atletismo; Membro da Comissão Executiva do Comité Olímpico Português; Membro do Comité de Crosse da Federação Internacional de Atletismo; Membro do painel de especialistas da Associação Europeia de Atletismo; Vice-Presidente da Confederação do Desporto de Portugal. Foi ainda agraciado com a Medalha de Mérito Desportivo. Carlos Cardoso é também autor do livro "Os Jogos Olímpicos", do qual falaremos oportunamente.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa noite! Gostaria de perguntar se este livro tem alguma parte sobre os gemeos Manso nos anos 70. Muito obrigada