quinta-feira, 23 de abril de 2009

ENDER, Kornelia (ex-RDA, Natação)

Kornelia Ender, nascida a 25 de Outubro de 1958, na antiga RDA (República Democrática Alemã), foi uma das maiores nadadoras alemãs de todos os tempos e uma das melhores de sempre da história da natação mundial.
O torneio feminino de natação dos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, foi claramente dominado pela RDA, cujas atletas venceram 11 das 13 provas em disputa! Dessa geração espantosa de nadadoras que contribuíram para essa marcante superioridade, sobressaiu precisamente Kornelia Ender, grande especialista dos estilos livre e mariposa.
Ender havia-se estreado nos Jogos Olímpicos, 4 anos antes, na edição de 1972 dos Jogos, realizados em Munique, na então RFA (República Federal Alemã). A sua estreia olímpica nos Jogos de Munique render-lhe-iam 3 medalhas de prata, uma das quais individual, obtida na prova de 200 metros estilos, e as outras duas conquistadas nas estafetas de 4 x 100 metros livres e 4 x 100 metros estilos.
A prestação de Ender nos Jogos de 1972 seria o prenúncio daquilo que viria a acontecer, 4 anos mais tarde, nos Jogos Olímpicos de Montreal, onde a nadadora alemã iria brilhar intensamente, tornando-se, inclusivamente, numa das maiores figuras dos Jogos de 1976.
Com efeito, Ender viria a conquistar, nas piscinas de Montreal, 4 títulos olímpicos, 3 dos quais obtidos em provas individuais, mais concretamente, nos 100 e 200 metros livres e 100 metros mariposa, sendo que o 4º título seria conquistado na estafeta de 4 x 100 metros estilos. A acrescentar a estas 4 medalhas de ouro, Ender viria ainda a obter uma medalha de prata, na estafeta de 4 x 100 metros livres.
No balanço das suas duas participações em Jogos Olímpicos, Kornelia Ender conquistou um total de 8 medalhas, repartidas, em igual número, entre medalhas de ouro e de prata (4 de cada), entrando, muito justamente, para a história da natação olímpica, como uma das maiores nadadoras de sempre.

Um comentário:

El Abuelo disse...

Hola. Hemos diseñado una nueva página de fútbol. Sus creadores son: Andre, David ( creador de sevillafcelmejor.blogspot.com) y yo (Jean Carlo, creador de: www.amantesalfutbol.blogspot.com y www.lomejordelecuador.blogspot.com ). Espero que lo disfruten, comenten y muy pronto voten. Ecuador (yo), Venezuela (David), Perú (Andre) y España (David) se han unido a esta página para informar a nuestros fans. Gracias. A continuación la nueva página que nos une en el fútbol a todos:

www.3amigosunidosporelfutbol.blogspot.com

Saludos.