quinta-feira, 12 de junho de 2008

"O que é o Olimpismo?"

TÍTULO: O que é o Olimpismo?

AUTORES: A. Melo de Carvalho e José Manuel Constantino.

EDITORA: Livros Horizonte, Lisboa, Setembro de 1986; colecção Básica do Desporto (nº1).

NÚMERO DE PÁGINAS: 118 páginas.

DIMENSÕES (cm): 12,1 x 18,4.

GÉNERO: Divulgação inicial.

Pequeno manual de iniciação que pretende divulgar os aspectos essenciais dos Jogos Olímpicos (género de ABC do Olímpismo), através de uma linguagem clara, simples e acessível, não demasiado tecnicista ou complexa. Pretende igualmente fornecer a informação indispensável para a compreensão generalizada do fenómeno olímpico, fazendo simultaneamente uma breve abordagem histórica e uma síntese sobre a evolução e transformações ocorridas ao nível da organização das várias edições dos jogos.
Este manual começa por descrever o nascimento dos Jogos Olímpicos, na Grécia Antiga, no século VIII a.c, os quais passaram a ser denominados Jogos Olímpicos da Antiguidade. A seguir, debruça-se sobre a origem e história dos Jogos Olímpicos da Era Moderna (de 1896 a 1984), focando, entre outros aspectos: a figura do fundador dos jogos, o barão Pierre de Coubertin; o ideal e o movimento olímpicos; as principais figuras e os grandes atletas dos Jogos Olímpicos; as modalidades desportivas do programa olímpico; a presença portuguesa nos Jogos Olímpicos.
A terminar, o manual inclui ainda um pequeno "dicionário olímpico", um género de glossário, com uma breve descrição do significado dos principais termos e palavras relacionadas com a temática dos Jogos Olímpicos, indiscutivelmente, o principal evento e acontecimento desportivo mundial que ocorre, de quatro em quatro anos, numa cidade dos cinco continentes.

Nenhum comentário: