domingo, 1 de novembro de 2009

HARY, Armin (Alemanha, Atletismo)

Armin Hary, nascido a 22 de Março de 1937, em Quierschied, na Alemanha, foi o maior velocista alemão de todos os tempos e um dos melhores do Mundo da década de 60, tendo sido o 1º atleta alemão a ganhar uma medalha de ouro olímpica numa prova de velocidade.
Com efeito, nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, Hary, já então recordista mundial, conquistou duas medalhas de ouro, a 1ª na prova de 100 metros e a 2ª na estafeta de 4x100 metros.
Em Roma, Hary tornou-se no 1º atleta não anglófono a triunfar no hectómetro, tendo nesta prova obtido o tempo de 10,2 segundos, superando um recorde olímpico que já vigorava há 28 anos, desde os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1932.
Na final dos 100 metros, Hary venceu o norte-americano David Sime e o inglês Peter Radford, confirmando, assim, as excelentes indicações que dera antes dos Jogos e que o cotavam já como um dos maiores velocistas de todos os tempos.
Na verdade, antes da conquista do título olímpico do hectómetro, Hary já entrara para a História do Atletismo Mundial, ao ser o 1º atleta a cobrir, por duas vezes, os 100 metros, em 10 segundos. Tal feito ocorreu a 21 de Junho de 1960, no meeting de Zurique (Suíça), pouco tempo antes dos Jogos de Roma.
Como curiosidade, refira-se que Hary era treinador de si próprio e uma das características que notabilizaram o velocista germânico foi o seu tempo de reacção ao tiro de partida e as consequentes arrancadas fulgurantes dos blocos que muitos consideravam ilegal.
Pouco depois dos Jogos Olímpicos de Roma, na sequência de um acidente de automóvel, Hary lesionou-se gravemente num joelho, tendo mesmo de abandonar o atletismo. Terminava, assim, de forma precoce e abrupta, uma carreira até aí sensacional e que ainda muito prometia. Mas, de facto, a História do Desporto está repleta de casos infelizes como este, caminhando o sucesso, a glória e a felicidade lado a lado com o fracasso, a tragédia e o infortúnio.
Mais tarde, em 1980, Hary viu-se envolvido numa burla gigantesca relacionada com apostas ilegais ao jogo, sendo inclusivamente preso e cumprindo 3 anos de cadeia. Viria a falecer a 21 de Março de 2002, um dia antes de completar 65 anos. Para a História dos Jogos Olímpicos e do Atletismo Mundial, Hary permanecerá como um dos seus maiores velocistas de sempre.

Nenhum comentário: