terça-feira, 1 de julho de 2008

"Portugueses na V Olimpíada" (Jogos Olímpicos de 1912)

TÍTULO: Portugueses na V Olimpíada (Jogos Olímpicos de 1912).
SUB-TÍTULO: Subsídios para a História do Desporto Português.

AUTOR: Romeu Correia (1917-1996).

EDITORA: Editorial Notícias; Lisboa, 1988; colecção: Obras de Romeu Correia.

NÚMERO DE PÁGINAS: 149 páginas.

DIMENSÕES (em cm): 14 x 20,9.
GÉNERO: Histórico.

Esta obra é um valioso contributo para um conhecimento mais aprofundado de um capítulo da História do Desporto Português, mais concretamente, da participação de Portugal na V Olimpíada, em 1912 (Jogos Olímpicos de Estocolmo). Tem pois uma importância documental e histórica indiscutível, descrevendo e ilustrando, com rigor e pormenor, todos os acontecimentos que ocorreram em Portugal e em Estocolmo, antes e durante esta 5ª edição dos Jogos Olímpicos.
O livro apresenta, inicialmente, uma breve história do Olimpismo antigo e moderno. Em seguida, faz referência aos principais atletas pioneiros do desporto em Portugal, nomeadamente, aqueles que participaram pela primeira vez nos Jogos Olímpicos. Depois, descreve os preparativos, no nosso país, relativamente à participação portuguesa na 5ª edição dos Jogos. São ainda apresentados os testemunhos pessoais de dois atletas portugueses que participaram nos Jogos de Estocolmo em 1912, transcrevendo-se as respectivas entrevistas recolhidas à época. Na parte final do livro, registam-se os vencedores, por países e atletas, da V Olimpíada.
Para tudo isto, o autor pesquisou e compilou um vasto e precioso material, a maior parte relativo à imprensa (nacional e estrangeira) da época, que enriqueceu grandemente esta obra, contribuindo para uma melhor compreensão deste importante evento desportivo mundial realizado há já quase um século.
Portugal estreou-se nos Jogos Olímpicos, precisamente em 1912, na 5ª edição dos Jogos realizada em Estocolmo (Suécia). Apenas 6 atletas, concorrendo em 3 modalidades, representaram Portugal no seu baptismo olímpico. Foram eles: Fernando Correia (na Esgrima), Joaquim Vital e António Pereira (ambos na Luta Greco-Romana), António Stromp, Armando Cortesão e Francisco Lázaro (todos no Atletismo). Um deles, Francisco Lázaro, viria a falecer, de forma trágica, vítima de insolação e da sua imprudência, quando disputava a prova da Maratona. Este acontecimento fatídico que viria a enlutar para sempre o desporto português seria o primeiro acidente mortal na História dos Jogos Olímpicos.
O autor, Romeu Correia, nasceu em Almada em 1917 e aí viria a falecer em 1996. Este ilustre almadense, desde cedo ligado ao desporto, foi praticante de atletismo e boxe nos anos 30 e 40.
Foi autor de várias obras, entre contos, romances, peças de teatro e biografias, tendo muitas delas sido traduzidas para outras línguas. Em 1976, ganhou o Prémio "Ricardo Malheiros", concedido pela Academia das Ciências de Lisboa, pelo seu livro de contos "Um passo em frente".
Muitos dos seus textos foram também publicados em livros escolares. Foi ainda sócio honorário e de mérito de vários clubes desportivos e de colectividades de cultura e recreio, em Portugal e no Brasil.

Nenhum comentário: