quinta-feira, 27 de março de 2008

"O Bloco Notas de Laszlo Boloni"

TÍTULO: O Bloco Notas de Laszlo Boloni.

AUTORES: Laszlo Boloni e Luis Miguel Pereira (edição de texto).

EDITORA: Booktree, Sociedade Editorial, Lda. (Lisboa), Julho de 2002, 1ª edição.

NÚMERO DE PÁGINAS: 185 páginas.

DIMENSÕES (cm): 15 x 23.

GÉNERO: Autobiográfico.

Laszlo Boloni, treinador do Sporting, faz a análise pormenorizada, jornada a jornada, de uma época de sucesso da sua equipa, culminada com a conquista do Campeonato Nacional, referente à época de 2001/02. Trata-se, pois, do relato, feito na 1ª pessoa, da caminhada do Sporting rumo ao título de campeão nacional, o 18º da sua história. Para tal, Boloni socorre-se dos apontamentos e notas tiradas ao longo da época, antes e durante cada um dos 34 jogos da temporada. Antes, porém, Boloni conta a história da sua contratação, pelo Sporting, passando em revista o estágio de pré-época da sua equipa que precedeu o arranque do campeonato.
Laszlo Boloni nasceu em Tirgu Mures, na Roménia, a 11 de Março de 1953. Foi um dos melhores jogadores de sempre da história do futebol romeno, tendo-se destacado no Steaua de Bucareste, ao serviço do qual foi 4 vezes campeão da Roménia, tendo ainda vencido a Taça dos Campeões Europeus (em 1986, frente ao Barcelona) e a Supertaça Europeia (nesse mesmo ano). Foi 108 vezes internacional pela Roménia.
Como treinador, esteve 6 anos no Nancy (França) e foi seleccionador romeno durante um ano. A seguir, esteve durante duas épocas (2001/02 e 2002/03) no Sporting, tendo-se sagrado campeão nacional logo no 1º ano. Após a sua passagem por Portugal e pelo Sporting, Boloni regressou a França para treinar o Rennes, clube onde esteve durante 3 anos, seguindo-se depois o Mónaco, onde não chegou a terminar a época, tendo regressado então ao seu país, onde actualmente não treina nenhum clube.

Nenhum comentário: